A atriz Neusa Maria Faro, conhecida por suas atuações em novelas de sucesso da Globo, faleceu na madrugada deste sábado, aos 78 anos. Ela deixou sua marca em produções como “Alma Gêmea”, “Morde & Assopra” e “Amor à Vida”. Seu último trabalho na televisão foi uma participação em “Êta Mundo Bom”, exibida em 2016.
Neusa estava internada em um hospital e veio a falecer devido a complicações causadas por trombose. O óbito foi confirmado por Pedro Leão, renomado ator, diretor e dramaturgo, que também destacou a notável carreira de Neusa nos palcos. Além de seu talento para a atuação, Neusa era um nome de destaque no teatro, tendo seu último trabalho sido a peça “Gaslight – Uma Relação Tóxica”, escrita por Jô Soares.
No Instagram, Pedro Leão expressou seu pesar: “Infelizmente, perdemos a querida Neusa Maria Faro. Uma atriz super talentosa, de uma qualidade incrível. Uma mulher do teatro. Querida amiga, um beijo, Neusa”.
Nascida em 1945 em Sorocaba, Neusa Maria Faro era uma artista versátil, atuando não apenas como atriz, mas também como compositora, escritora, autora, dubladora e pianista. Ela estudou artes dramáticas na USP e começou sua carreira dedicando-se ao teatro. Nos anos 80, ela chamou a atenção para o cinema e participou de alguns curta-metragens.
Na televisão, Neusa ficou mais conhecida por interpretar Divina Santini na novela “Alma Gêmea”. Sua personagem, dona de uma pensão na trama, ficou marcada pelo bordão “Oswaldo, não fale assim com a mamãe”, que se tornou famoso durante a exibição da novela em 2005. Oswaldo, vivido por Fulvio Stefanini, era o marido de Divina e tinha atritos com a sogra, interpretada por Nicette Bruno.
Além de sua participação na Globo, Neusa teve passagens pelo SBT, atuando em “Chiquititas” em 1997 e “Fascinação”. No cinema, seu último trabalho foi em “Nas Mãos de Quem me Leva” (2021).
O velório de Neusa será realizado na manhã deste sábado, em Valinhos, interior de São Paulo, onde ela será posteriormente enterrada.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações do Splash.
Foto destacada: Reprodução/Rede Globo.