Faleceu nesta terça-feira (30), aos 72 anos, o psicanalista, escritor e dramaturgo Contardo Calligaris. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, em tratamento contra um câncer.
A notícia foi confirmada pelo diretor de cinema Maximilien Calligaris, único filho do autor, através de um post no Instagram.
“‘Espero estar à altura.’ Diante da proximidade da morte, essa foi a frase do meu pai. Ele se foi agora”, escreveu Maximilien.
Contardo Calligaris, que nasceu em Milão, na Itália, em 2 de junho de 1948, conheceu o Brasil em 1986, quando veio dar palestras sobre seu primeiro livro de psicanálise, “Hipótese sobre o fantasma”. A partir daí, se casou com uma brasileira e inciou uma longa relação com o país. Ao longo da carreira, também viveu e clinicou em Nova York, deu aulas em universidades nos Estados unidos e na França e lançou livros sobre psicanálise, além de volumes de ficção.
Calligaris era tido como um dos principais psicanalistas em atividade no Brasil e um escritor de obras bastante celebradas que refletiam sobre a existência humana, passando por temas como a felicidade, as relações, as angústias contemporâneas, o sentido da vida e a arte.
Entre os principais livros de Contardo Calligaris, estão os bem-sucedidos “Hello, Brasil! E outros ensaios – Psicanálise da estranha civilização” (Publifolha), escrito na década de 1990 e reeditado em 2017, e “Cartas a um jovem terapeuta: Reflexões para psicoterapeutas, aspirantes e curiosos” (Planeta), reeditado em 2019.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de G1.
Crédito da foto destacada: Gabriel Rinaldi.
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…
Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…
Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…