COMPORTAMENTO

Famílias resolvem tirar crianças da escola devido à pandemia de coronavírus

Com a crise econômica se anunciando e o cenário de incerteza em relação à volta às aulas, alguns pais já decidiram cancelar a matrícula da escola. Um exemplo disso é o filho da psicóloga Paula Pires, de 7 anos, que cursa o 2º ano do Ensino Fundamental, e não retornará para a sala de aula em 2020. A mãe já cancelou a matrícula no mês passado após uma negociação sem sucesso com o colégio, em Brasília. Um fator que pesou bastante na decisão foi o ensino. A escola mandava um volume grande de atividades para casa, mas a mãe diz que o filho não estava aprendendo:

“Eu conversava muito com o meu marido a respeito disso. Nós não somos do grupo de risco, meu filho também não tem uma doença pré-existente, mas eu não me sinto confortável em ver ele voltar para a escola. Eu não acredito que em seis meses a gente consiga recuperar os 200 dias letivos. Prefiro que ele tenha o 2º ano – que é o ano em que ele está – de qualidade, do que fazer só por passar.”, disse a psicóloga à CBN.

Quem tomou a mesma decisão foi o engenheiro civil Silvio Ponpílio Jr., que mora em São Paulo. No caso dele, o motivo foi financeiro. Ele e a mulher fizeram as contas e precisaram tirar os filhos de 4 e 2 anos da escola e da creche, no mês passado:

“Com essa perspectiva ruim dos próximos meses, de não ter receita na minha empresa, e a minha mulher já está com o salário reduzido, decidimos rever os nossos gastos. E começamos a cortar tudo que dava. A gente decidiu que, até o final do ano, nós os tiraríamos da escola, e eles só retornariam no ano que vem, se tudo melhorar.”

De acordo com a Federação Nacional das Escolas Particulares, o caos é total. Na média, a inadimplência subiu de 9% para 35%. Para o presidente da Fenep, Ademar Pereira, o cancelamento de matrículas é maior na educação infantil. Os colégios não conseguem segurar os alunos nem dividindo ou dando desconto na mensalidade:

“Tem muitas [escolas] que estão fechando. Outras estão perdendo [alunos] e estão tentando se segurar. Na Educação Infantil, principalmente para os pequenininhos de 1 a 3 anos, a pessoa deixava a criança na escola e ia trabalhar. A escola fazia o papel de cuidar e educar. Agora, ela não tem como deixar na escola porque a escola não pode abrir. Então, ela deixa de pagar a escola. Fala: ‘não vou pagar a escola este ano, então, porque ano que vem eu vou colocar na escola de volta’.”

A Lei de Diretrizes Básicas da Educação diz que os pais são obrigados a matricular na escola as crianças a partir dos 4 anos. Em último caso, o colégio pode até denunciar o pai para o Conselho Tutelar e o Ministério Público por evasão escolar e abandono intelectual. A advogada Claudia Hakim, especialista em direito educacional, explica que, mesmo com as aulas suspensas, a lei está valendo:

“Não há nenhuma lei falando que a mãe pode optar pelo o retorno ou não da criança à escola, que pode optar por tirar a criança da escola, ainda que a gente esteja vivendo um estado de exceção, de pandemia. A lei que existe fala da obrigatoriedade da escolaridade a partir dos 4 anos. Então, a mãe que tomar essa decisão, ela está assumindo esses riscos.”

Com a suspensão das aulas, a discussão sobre o ensino em casa também voltou à tona. O presidente Jair Bolsonaro enviou um projeto de lei para o Congresso em abril do ano passado, mas a proposta ainda está parada.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de CBN.
Foto destacada: Pixabay.

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

2 dias ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

2 dias ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

3 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

3 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

4 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

4 dias ago