O advogado Zachary Pym Williams, de 41 anos, usou seu perfil no Instagram no último domingo (21) para compartilhar uma linda homenagem ao pai, o ator Robin Williams, no dia em que o ator completaria 73 anos de idade. O astro de Hollywood tirou a própria vda em agosto de 2014 após receber um diagnóstico errado de Parkinson.
“Pai, naquele que seria seu 73º aniversário, lembro-me de você por toda a esperança e alegria que você trouxe ao mundo em um momento sombrio ou difícil. Sou muito grato e orgulhoso de ser seu filho”, escreveu o também ator.
Dois anos antes de sua morte, Robin Williams foi diagnosticado equivocadamente com doença de Parkinson . Ele enfrentava depressão, ansiedade e paranoia crescente, de acordo com relato feito por Susan Schneider, viúva do ator. Somente após a morte do ator foi descoberto que, na verdade, ele tinha Demência de Corpos de Lewy, ou DCL, causada pela degeneração e pela morte de células nervosas do cérebro.
A DCL e o Mal de Parkinson são subtipos de demência. No entanto, a DCL se distingue do Parkinson com sintomas, como um declínio notável nas habilidades cognitivas e dificuldades com atividades mentais diárias.
Em julho de 2021, Zak Williams falou ao podcast “The Genius Life” sobre a luta psicológica do seu pai e o efeito de um diagnóstico errado de de Parkinson.
“O que ele estava passando não combinava com a experiência de muitos pacientes com Parkinson. Então, eu acho que foi difícil para ele. Havia um problema de foco que o frustrava, havia problemas associados a como ele se sentia e também de uma perspectiva neurológica. Ele não se sentia bem. Ele estava muito desconfortável.”, contou Zak.
Para Zak, o diagnóstico incorreto de seu pai pode ter exacerbado o impacto emocional do astro, que sofria de depressão. Nos anos em que Robin viveu sem saber todo o escopo da doença, seu filho observou a luta do ator para se concentrar e os subsequentes “desafios de realizar seu ofício”, o que pode ter contribuído para os seus quadros de ansiedade e depressão.
“Foi um período de intensa busca e frustração para ele. É simplesmente devastador”, pontuou Zak, que também falou sobre os efeitos dos remédios que o pai tomava. “Essas drogas não são brincadeira. Elas também são muito difíceis para a mente e corpo”.
Zak também ainda falou sobre o impacto da morte de seu pai em sua própria saúde mental. “Eu bebia muito para controlar minha saúde mental. (…) Eu estava passando por algumas psicose e quando falei com um psiquiatra, fui diagnosticado com Transtorno de Estresse Pós-Traumático”, compartilhou o advogado, que revelou que encontrou conforto em um programa que envolve terapia em grupo.
***
Fontes consultadas: Splash UOL.
Imagem de capa: Kevin Mazur/WireImage
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…
Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…
Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…