COLABORADORES

Filho não segura casamento?

Já ouvimos a frase em algumas situações e se duvidar já a dissemos outras tantas vezes, mesmo que levianamente. Uma nova estrutura familiar se forma com a chegada de um filho. Antes, o casal que estava voltado um para o outro precisa dividir as atenções com o novo morador.

Alguns casais despreparados ou até aqueles que não queriam naquele momento o herdeiro, podem sentir mais o baque, contudo, mesmo quem planeja e aguarda alegre a chegada do filho, não está isento de sentimentos dúbios.

As expectativas frustradas são fontes geradoras de sofrimentos psíquicos e nesse contexto não seria diferente. Os novos pais amam seus filhos, mas nem sempre sabem lidar bem com a realidade que é delineada com a chegada de um bebê.

Na maioria das vezes, a mãe cansada e estafada com tantas novidades e dedicação em período integral, não têm paciência para entender que para o pai, também se sobrepôs um mundo novo, onde por vezes, não há igualdade na distribuição dos afazeres.

Há uma desconstrução por alguns momentos desse universo da sexualidade e sedução, além da diminuição das preocupações com a própria feminilidade e vaidade.

Alguns maridos podem passar a ver a mulher no papel apenas de mãe, despida da sensualidade e voltada para a maternidade como essência.

Todo um processo normal e transitório, contudo, em razão de muitos homens não enxergarem as mulheres além da maternidade, pode ocorrer crises internas e surgir à falta de interesse no outro, consequentemente, podemos citar as inúmeras traições e divórcios, que são mais comuns do que gostaríamos nesse período tão importante.

Então, quando dissemos de uma forma leiga, que filho não segura casamento, não é de toda inverdade, porém, também não é uma verdade absoluta. Depende de muitos outros fatores, já que alguns podem permanecer em casamentos infelizes para ter a família reunida e não entrarei nesta questão, pois a escolha de cada indivíduo, a ele pertence.

Filho não fortalece um casamento sem bases sólidas ou de cunho puramente sexual. Se a relação já não anda boa das pernas, o surgimento do filho, pode facilmente gerar mais conflitos.

Por outro lado, se a base da relação estiver no elo afetivo e o emocional do casal estiver fortalecido, o filho pode unir ainda mais os parceiros, que juntos nessa nova jornada, se redescobrem na divisão de tarefas e responsabilidades com a criança, ajustando e se adaptando melhor ao cenário interposto.

Gradualmente a sexualidade é reconstruída e os pais devem se lembrar, que antes de serem pais são também marido e mulher.

Thyara Fernandes

Pós-graduada em Direito Público, hoje estudante de psicologia e apaixonada pelo curso. Casada, servidora pública e uma leitora feliz de sites e livros. Desejo seguir uma nova carreira na psicologia ou aliar os conhecimentos jurídicos já adquiridos e adorados.

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

13 horas ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

14 horas ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

1 dia ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

2 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

2 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

2 dias ago