desenvolvimento pessoal

Fingir que não dói, dói o dobro

Quando passamos por momentos que por algum motivo nos causam sofrimento, muitas vezes usamos como um mecanismo de defesa para fingir que não dói, fingir que controlamos a situação, nossas emoções e nosso sofrimento e isso eventualmente nos causa mais dor porque não nos permitimos passar os estágios necessários para curar, o que só piora a situação.

Nós fingimos porque não queremos ser vistos fracos, não queremos mostrar que algo foi contra nós, porque queremos manter uma certa posição em uma situação ou porque não queremos preocupar os que nos rodeiam e apreciá-los.

Muitas vezes, fingindo que algo não machuca, fingimos que é um certo grupo de pessoas, onde a pessoa envolvida pode ser incluída em nossos sentimentos, outras vezes finge com todos ao nosso redor e o pior cenário ocorre quando fingimos a nós mesmos mesmo.

A dor é característica do ser humano, no entanto, o sofrimento tem a ver com a nossa atitude em relação ao que nos acontece. Embora se envolver em sofrimento seja uma das piores coisas que podemos fazer, também ignorá-lo ou fingir que isso não nos afetará negativamente.

Honestidade e reconhecimento do que se sente

Devemos ser honestos com nossos sentimentos, identificar a dor, entender sua razoabilidade, reconhecê-la e, a partir daí, tomar todas as medidas necessárias que nos permitam curar. Quando somos sinceros, especialmente com nós mesmos, já estamos dando o primeiro passo para a cura, quando entramos na fase de aceitação do que vivemos.

Apoie-se em entes queridos

Embora seja verdade que não é necessário tatuar na testa que estamos sofrendo ou chorar com cada pessoa que troca uma palavra conosco, também é verdade que certamente temos pessoas próximas que nos amam e podem nos fornecer o apoio necessário para aliviar o fardo da dor que estamos sentindo, com eles podemos desabafar, podemos nos distrair, podemos simplesmente nos sentir acompanhados enquanto nos recuperamos.

Dê tempo ao tempo

Cada dor deve ter um processo de cura que requer tempo, pois é necessário estar ciente de que se estamos diante de uma situação que nos causa sofrimento, será necessário dar tempo para que, embora a realidade não mude, pelo menos mude nossa maneira de reagir antes desse fato ou evento.

Atitude positiva

Quase tudo o que passamos na vida gera felicidade ou sofrimento, dependendo da atitude com a qual ele é tratado, se temos uma atitude positiva em relação à vida e às suas realidades, é mais provável que possamos evitar uma boa cota de sofrimento.

Tradução de A Soma de Todos os Afetos, do site Rincón del Tibet

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Influenciadora é acusada de envenenar bebê para ganhar seguidores e arrecadar dinheiro

Uma influencer australiana foi presa sob a acusação de envenenar uma criança de um ano…

1 dia ago

Jovem comove a web ao mostrar seu apoio para resgatar mãe da dependência química

"Vou tá sempre aqui pra te ajudar e te apoiar em tudo.”, disse o rapaz.

1 dia ago

Filha de Simony, Aysha Benelli conta como transformou seu corpo sem passar por cirurgia

Filha da cantora Simony com o rapper Afro-X, Aysha tem impressionado os fãs pela transformação…

2 dias ago

Claudia Rodrigues faz declaração comovente para a namorada: “Se estou viva, é culpa sua!”

A atriz de 54 anos e a empresária Adriane Bonato estão juntas desde 2022.

2 dias ago

Fim do mistério: Mulher desaparecida em 1972 é encontrada viva aos 68 anos

Sheila Fox tinha apenas 16 anos quando desapareceu sem deixar vestígios em 1972.

3 dias ago

Goleiro de 16 anos morre após defender pênalti com o peito em partida amadora

O acidente ocorreu na madrugada da última segunda-feira (6), em Maués, no Amazonas.

3 dias ago