A edição de 2021 do concurso de fotografia Siena International Photo Awards (SIPA) escolheu como foto do ano a imagem comovente de um refugiado sírio e seu filho portador de deficiência.
O responsável pelo registro é o fotógrafo turco Mehamet Aslan. As lentes da sua câmera imortalizaram um momento de ternura entre um pai e um filho na Síria no distrito de Reyhanli, na província turca de Hatay, na fronteira com a Síria.
O homem retratado na imagem é Munzir. Ele perdeu a perna direita quando uma bomba foi lançada enquanto ele caminhava por um bazar em Idlib, na Síria. Seu filho Mustafá, que é visto sorrindo na foto, nasceu sem membros inferiores ou superiores devido à uma doença congênita causada pelos medicamentos que sua mãe, Zeynep, teve de tomar após adoecer devido ao gás venenoso liberado durante a guerra na Síria.
“Fiquei profundamente comovido com esta imagem. Em um piscar de olhos, ele combina a tragédia do destino e da guerra com um momento de amor, ternura e alegria. A fotografia é a prova da invencibilidade da alegria e do amor.”, disse Andreas Trampe, editor de imagens e membro do júri.
O prêmio de melhor fotógrafo de 2021 foi entregue a Brent Stirton, um fotojornalista sul-africano baseado nos Estados Unidos (EUA) e correspondente da Getty Images, com uma reportagem feita no Congo sobre os chimpanzés.
O concurso destacou ainda uma produção em vídeo, sobre o tabu ao redor do câncer de mama em Bangladesh, retratando a rotina de uma paciente.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Media Talks
Foto destacada: SIPA 2021 – Photo of the Year – Handship of the life – Mehamet Aslan.
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…
Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…
Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…