COMPORTAMENTO

Gallegos: A mulher que está revolucionando a prevenção do câncer de útero.

Um grupo de pesquisadores do Instituto Politécnico Nacional do México conseguiu eliminar 100% do papilomavírus humano (HPV) em 29 mulheres na Cidade do México, informou a instituição em um comunicado. Através de uma terapia fotodinâmica, os pesquisadores conseguiram erradicar o HPV, que é o “patógeno que é a principal causa de câncer do colo do útero” em 29 mulheres que portavam o vírus ou tinham lesões pré-malignas no colo do útero ou tinham ambas as doenças, diz a declaração.

O papilomavírus humano é um grupo de 150 vírus relacionados que podem ser transmitidos através de qualquer forma de contato sexual, seja beijando ou relações sexuais. Na maioria dos casos, o corpo humano se livra disso naturalmente, mas certos tipos de alto risco podem se transformar em verrugas genitais e câncer.

Tratamento

Tratamento de fotodinâmica foi aplicada a dois grupos de mulheres, de acordo com o IPN: 420 mulheres em Oaxaca e Vera, onde “os resultados foram encorajadores,” e 29 na Cidade do México, onde foi observada 100% de libertação viral.

“Por 20 anos, temos trabalhado para encontrar novas terapias que podem lhe dar uma chance para as pessoas que têm lesões pré-malignas cervicouternino carcinoma,” Dr. Eva Ramon Gallegos, um cientista na Escola Nacional de Ciências Biológicas, que disse em um comunicado 20 Anos estudaram o efeito da terapia fotodinâmica em diferentes tipos de câncer.

Conseguimos com a terapia fotodinâmica erradicar o vírus do papiloma em 100% em lesões pré-malignas”, acrescentou o especialista. O tratamento envolve a aplicação ao colo do útero de uma droga chamada “ácido aminolevulínico delta” que, após um processo químico, torna-se fluorescente e se acumula nas células danificadas. Ao identificar essas células afetadas, estruturas impregnadas com a substância são removidas com um feixe de laser, disse o comunicado.

O tratamento foi dividido em duas partes. O primeiro foi com as mulheres de Oaxaca e Veracruz. O tratamento foi aplicado a elas três vezes, com um intervalo de 48 horas cada, e a radiação foi aplicada a cada paciente de acordo com o caso, disse o comunicado.

Quem está exposto ao HPV?

A maioria das pessoas que têm contato sexual é exposta ao HPV em algum momento. Mesmo que seja exposto, a maioria das mulheres eliminará a infecção viral naturalmente. No entanto, uma infecção persistente pode levar a células anormais do colo do útero, chamadas de “pré-câncer” cervical, porque essas células podem progredir lentamente para o câncer se não forem tratadas.

A Organização Mundial da Saúde recomenda a vacina para HPV para meninas e meninos entre 9 e 14 anos de idade. Os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e a Austrália, e alguns países da União Européia têm diretrizes semelhantes, com pequenas diferenças, embora apenas alguns países incluam crianças.

A vacina deve ser administrada antes que uma pessoa seja exposta ao vírus. Sua eficácia em termos de prevenção de infecção é bem conhecida: 100% em alguns estudos.

Texto traduzido e adaptado de CNN

REDAÇÃO PSICOLOGIAS DO BRASIL

Os assuntos mais importantes da área- e que estão em destaque no mundo- são a base do conteúdo desenvolvido especialmente para nossos leitores.

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

1 dia ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

1 dia ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

2 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

2 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

3 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

3 dias ago