Por Tiago Azevedo
Gamofobia é o medo do compromisso, mas também pode ser o medo de casamento excessivo, persistente, incontrolável e irracional. O termo gamofobia é derivado da palavra grega Gamos, que significa casamento e phobos, que significa medo. No entanto, muitos especialistas concordam que há uma sutil diferença entre fobia de casamento e fobia de compromisso. Uma pessoa pode ter medo de se casar, mas pode ainda continuar comprometida com um único parceiro pela vida.
Gamofobia não é apenas ter “os pés frios” com a ideia de casamento; é o medo mórbido com a ideia de casar. Esse temor é descrito como sendo ‘paralelo ao medo de morrer‘. As pessoas que sofrem desta fobia preferem ser celibatárias / solteiras, ou permanecer em um relacionamento sério, sem nunca amarrar o nó.
Há muitas situações relacionadas e confundidas com a gamofobia, como por exemplo:
Tal como acontece com qualquer outra fobia específica, gamofobia também é causada por uma intensa experiência negativa no passado. Ela traumatiza o indivíduo e leva o sofrimento a um grau em que ele / ela “aprende” a ter medo de compromissos. Passa então a criar imagens negativas ou imagens mentais ruins sobre o casamento.
Muitas vezes, fatores como hereditariedade, genética, insuficiência adrenal, tendência a ataques de ansiedade ou de ser ‘tenso’ também podem causar um medo de compromisso / gamofobia.
Uma pessoa com fobia de compromisso e/ou casamento apresenta muitos sintomas psicológicos só de pensar ou falar em casamento / compromisso:
Como é o caso com outras fobias específicas, gamofobia também pode ser curada utilizando uma variedade de técnicas eficazes. O tratamento para gamofobia junto com a ajuda e apoio de familiares e amigos pode percorrer um longo caminho na busca por ajudar o indivíduo a superar o medo de compromisso.
As pessoas que estão em um relacionamento sério, mas sofrem do medo / fobia de casamento devem encontrar maneiras de tratá-lo e também confiar em seus parceiros sobre o assunto. Fobias podem sair do controle se não tratadas. Isso pode causar uma grande dose de sofrimento emocional para todos os envolvidos. No entanto, há esperanças de curar a gamofobia e perder o medo de compromisso, tornando o “felizes para sempre” possível.
Imagem de capa: Shutterstock/g-stockstudio
TEXTO ORIGINAL DE PSICOATIVO
Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…
Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…