Na cidade de Crato, sul do Ceará, um varredor de rua encontrou uma maneira de mudar sua vida usando o material descartado como lixo pelas pessoas. Aos 18 anos, Cícero Rodrigues Ferreira, colecionava livros jogados em sacolas plásticas e caixas de papelão para estudar. O maior resultado desse esforço veio pelo correio no final do ano passado: um doutorado em teologia.
Ferreirinha, como é conhecido na cidade, tem 39 anos, dos quais 21 se dedica à limpeza pública. Há quatro anos, sua rotina começou a ser compartilhada com a sala de aula, atuando como professor em instituições de ensino de Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu e Icó.
“Realizado”, como se descreve, Cícero se orgulha de sua carreira. “Eu inspiro outras pessoas.”
Na limpeza pública, ele foi promovido há seis anos e parou de varrer e coletar lixo nas ruas para cuidar da parte administrativa, emitir cartas e memorandos e registrar horas extras. Tudo pelos estudos.
O mais velho de quatro irmãos, Ferreirinha teve uma infância pobre e cresceu em uma casa de um quarto no bairro Alto da Penha, no Crato. Os pais não tiveram a sorte de estudar, mas sempre incentivaram os filhos a ter outro destino.
Influenciado pelo reggae do cantor jamaicano Bob Marley, Ferreirinha aprendeu inglês e começou o ensino básico do idioma na adolescência. “Sendo um grande admirador, eu aprendi.”, lembra ele.
Aos 18 anos, Cícero conseguiu seu primeiro emprego na coleta de lixo de Crato. Ele trabalhava das 05:00 às 18:00. À noite, mesmo cansado, ele ainda frequentava as aulas para terminar o ensino médio. Recentemente aprovado no concurso para varredor de rua no município, ele decidiu deixar a escola e se dedicar apenas ao trabalho.
Em 2015, voltou à escola e estudou teologia no seminário do Crato. Após três anos, ele obteve seu diploma de bacharel. “Sempre gostei de teologia sistemática, que organiza pensamentos”, explica Ferreirinha.
Com o ensino a distância (EAD), iniciou seu mestrado em teologia. Ele estudava de cinco a seis horas por dia. Assim, ele conseguiu cumprir todas as 18 disciplinas e obteve seu diploma.
Também pegou livros no lixo e aprendeu grego
“Isso nasceu por necessidade. O Novo Testamento foi escrito em grego, como também sou professor, tive que entender os escritos originais ”, diz ele. Hoje ele também entende hebraico.
Do idioma grego, ele iniciou seu doutorado, que também completou remotamente, há dois anos e meio. Agora, doutor em teologia, com ênfase na psicologia pastoral, Cícero pode ensinar 16 disciplinas.
Quando perguntado sobre sua carreira como varredor de rua, ele enfatiza: “Mas ainda me considero um gari, com muito orgulho”.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.
Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…
Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…
É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…
A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…
"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…
Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?