DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Garotinha com ‘Alzheimer infantil’ vai esquecer como andar e falar, diz mãe

Mesmo muito jovem, Eliza O’Neill já viveu desafios por toda uma vida. A garota, que tem 11 anos de idade, luta há oito anos contra a Síndrome de Sanfilippo, uma doença rara hereditária que é um tipo de demência infantil, sem cura, com tratamento bastante caro e que não tem eficácia garantida. A progressão da síndrome, também chamada de Alzheimer infantil, compromete a habilidade da criança de se comunicar e andar, além de encurtar a expectativa de vida, em média, até a adolescência.

Em entrevista para o The Sun, Cara O’Neill, mãe de Eliza, falou sobre como a doença da menina mudou a vida da família; “Nós a vestimos, trocamos sua roupa, ela precisa de alguém o tempo todo com ela; […]Ela ainda consegue andar e correr, o que é ótimo, mas precisa de constante atenção e assistência”, disse ela. “Basicamente, toda a nossa vida virou um esforço para lidar com essa doença. Eu deixei o meu trabalho, Glenn (marido de Cara) também”.

A condição médica da filha levou Cara e Glenn a criar a Cure Sanfilippo Foundation (Fundação de Cura da Sanfilippo), que trabalha na busca e pesquisa da recuperação total da doença.

Segundo Cara, a Sanfilippo é uma má formação genética que “ocorre durante o processo de desenvolvimento. Existe uma falta de emparelhamento nas conexões do cérebro”. A primeira vez que a mãe percebeu que havia algo de errado com Eliza foi quando ela tinha 15 meses. “Ela estava atrasada em sua abilidade de falar, especialmente em comparação com o seu irmão que já estava se comunicando naquela idade”. A pequena fez terapia focada na fala mas ainda assim estava atrasada em relação às outras crianças no mesmo tratamento.

Cara e Eliza se mudaram para um centro de desenvolvimento infantil, onde ficaram mais evidentes algumas dificuldades de Eliza em se comunicar, seu nível de atenção e outros pontos. Em seguida,a menina recebeu o diagnóstico de autismo. Algum tempo depois, conta Cara ao The Sun, o diagnóstico atual foi dado por um especialista em genética.

Os pais decidiram submeter a filha a algumas terapias genéticas experimentais, o que os levou a ter que viver isoladamente com a filha por dois anos para garantir que ninguém pegasse qualquer vírus. Caso Eliza se contaminasse, poderia afetar o tratamento. Apenas 5% dos casos de demência infantil têm alguma terapia, mas elas são normalmente caras e as famílias não podem bancar.

Segundo a doutora Ineka Whiteman, médica que atua na pesquisa e combate de demência infantil na Austrália, o tratamento pode custar £422 mil por ano (mais de R$ 3 milhões). “Até então não há cura e os tratamentos agem apenas nos sintomas”, conta a especialista na mesma entrevista ao The Sun. Ela diz que existem de “70 a 147 diferentes tipos” de demência infantil e a melhor forma de lidar com a doença é diagnosticando a criança o mais cedo possível. A partir dos 5 ou 6 anos, conta a doutora, os primeiros sinais – cognitivos e comportamentais – começam a aparecer, como a perda de visão. A doença afeta uma a cada 60 mil crianças no mundo.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Revista Marie Claire.
Foto destacada: Arquivo Pessoal.

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

Série “proibidona” na Netflix é perfeita para quem só quer relaxar em frente à TV

Um thriller instigante e explicitamente sensual na Netflix para maratonar quando a correria do dia…

2 horas ago

Adolescente recebe diagóstico devastador após médicos confundirem seus sintomas com “dores do crescimento”

“Os médicos nos garantiram que eram apenas dores de crescimento, então acreditamos neles.", disse o…

4 horas ago

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

2 dias ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

2 dias ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

3 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

3 dias ago