Uma astronauta de sete anos em treinamento se tornará a primeira criança a enviar algo à lua depois de impressionar os principais pioneiros espaciais do mundo.
Elizabeth Norman é obcecada pelo espaço e encenou o lançamento de um foguete Vulcan Centaur caseiro maciço de seu jardim no início deste ano.
Seu enorme entusiasmo por todas as coisas lunares chamou a atenção de especialistas americanos que atualmente estão preparando o verdadeiro Vulcan Centaur para a primeira aterrissagem na lua em quase 50 anos.
A United Launch Alliance (ULA) tem um espaço minúsculo restante em uma missão futura para enviar o primeiro casulo privado para pousar na superfície lunar.
Eles se ofereceram para levar algo pertencente a ‘Astro Liz’, e agora um adesivo com o nome de seu blog espacial fará parte da primeira ‘cápsula do tempo’ lunar.
A família dela, que é de Leicester, na Inglaterra, foi até convidada para se despedir no dia do lançamento na Flórida, no final de 2021.
A colegial é uma das poucas pessoas no mundo a incluir um item pessoal na primeira missão desse tipo.
E ela já está fazendo sua própria rotina de treinamento físico de astronauta para se preparar para um futuro no espaço, para um dia visitar a lua – e seu adesivo – pessoalmente.
Elizabeth disse: “Mal posso esperar para ver um vídeo da cápsula com meu adesivo na lua feito pelo módulo lunar.
“A astrobótica está realizando meus sonhos espaciais e estou muito animada para assistir ao lançamento … Adoro ciência e espaço porque há muito o que aprender e adoro explorar e fazer experimentos.” Seus objetivos futuros? “Andar na lua e explorar a montanha mais alta de Marte.”
A orgulhosa mãe Jennifer Norman disse: “Nenhum de nós acreditou quando descobrimos que ela teria a oportunidade de deixar sua marca na Lua … Para ela ser incluída em um momento tão histórico é incrível e mostrou que tudo é possível – ela a confiança e a ambição cresceram muito desde que ela descobriu.
A paixão de Elizabeth pelo espaço disparou depois de assistir à cobertura do Perseverance Rover da NASA sendo enviado a Marte em julho de 2020.
Ela se dedicou a aprender tudo sobre o espaço – Elizabeth já construiu um braço biônico para aprender sobre robótica e acaba de concluir um programa de cinco semanas da NASA onde projetou e realizou sua própria missão virtual a Marte.
Ela até montou um canal no YouTube com temática científica em julho do ano passado, onde envia vídeos educacionais.
Seu trabalho chamou a atenção de Tory Bruno, o CEO da ULA, e fabricante de módulo lunar Astrobotic.
Ele assistiu ao lançamento de sua versão de papelão de 2,10 metros do foguete que ele está preparando para o lançamento – enquanto ele voava 30 pés no ar, impressionando os vizinhos de Elizabeth.
Tão impressionado, ele estendeu a mão e perguntou se ela poderia ser parte do lançamento real do módulo lunar Peregrine da Astrobotic a bordo do Vulcan Centaur da ULA quando ele decolar no final deste ano.
Como parte da missão, a empresa de tecnologia espacial Astrobotic está oferecendo às pessoas e empresas a chance de comprar espaço no módulo de pouso – conhecido como carga lunar: a NASA está pagando US $ 79,5 milhões por 14 slots na missão.
Elizabeth não poderia estar mais animada com o próximo lançamento – afinal, se alguém sabe que o céu está longe do limite, é ela.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Good News Network.
Fotos: