“Gaslighting” foi eleita a palavra do ano pelo Merriam-Webster, um conceituado dicionário americano. Ainda não sabemos se a razão do pódium é boa ou ruim uma vez que o termo teve um aumento de 1.740% nas buscas do site do dicionário em relação ao ano anterior. Ou seja, estaria acontecendo uma maior conscientização das pessoas ou o resultado das buscas estaria relacionado a um aumento dos casos?
Para quem ainda não sabe, gaslighting, palavra que não possui tradução equivalente em português, é “o ato ou prática de enganar alguém grosseiramente, especialmente para [obter] vantagem pessoal”. Em outras palavras, o gaslighting estaria relacionado a manipulação usando de subterfúgios como o abuso emocional.
Em uma explicação um pouco mais detalhada poderíamos dizer que o gaslighting consiste em:
“Manipulação psicológica de uma pessoa geralmente durante um longo período de tempo que faz com que a vítima questione a validade de seus próprios pensamentos, percepção da realidade ou memórias e normalmente leva à confusão, perda de confiança e autoestima, incerteza de seu emocional ou estabilidade mental, e uma dependência do perpetrador”.
O termo foi usado pela primeira vez em referência ao filme norte-americano “Gaslight”, de 1944. O suspense, traduzido como “À meia luz” no Brasil, mostra o relacionamento abusivo de um casal, em que o marido manipula a esposa e a trata como louca.
“Nesta era de desinformação – de fake news, teorias da conspiração, trolls do Twitter e deepfakes – gaslighting surgiu como uma palavra para o nosso tempo”, diz a publicação do dicionário.
Leia também: 5 frases que narcisistas e sociopatas usam para controlar as pessoas
***
Leia também: Você já ouviu falar em Gaslighting?
***
Com informações de G1
Imagens: cenas do filme “À meia luz”
Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…
Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…
É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…
A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…
"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…
Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?