COLABORADORES

A gravidez é conhecida pela forte sensibilização afetiva da mulher. Mas você sabe por que isso ocorre?

Um dos principais responsáveis são os hormônios. Durante a gravidez há uma enorme produção de hormônios sexuais e não sexuais pela placenta, que trazem mudanças orgânicas e comportamentais significativas. Estas alterações se manifestam em maior grau no início da gravidez. Sendo que as alterações psíquicas podem ser influenciadas e influenciar o grau de sintomas orgânicos. Ou seja, a presença de náuseas e vômitos nos três primeiros meses é considerada normal (causada por efeito do aumento exagerado na produção das gonadotrfinas coriônicas e estrógenos), porém o grau da manifestação destes sintomas é fortemente influenciado pela situação emocional da grávida, assim como a presença desses sintomas interferem em seu estado emocional.

Passada esta fase inicial de maior sensibilização segue-se para outra que, geralmente, há melhora no humor, nas sensações físicas e mais disposição psíquica. Este período coincide com a época que a mulher percebe os movimentos fetais, os famosos chutes, estabelecendo-se uma relação num plano de maior realidade com a gravidez. Agora a possibilidade de ser mãe parece ser mais “palpável”.

Um outro ponto que pode ser responsável pelas alterações de comportamento são às inquietações do desconhecido que vem pela frente: o parto e maternidade. Como será o momento do nascimento? Como vou me sair como mãe? Vou gostar do meu filho? E ele de mim? E meu companheiro? Como ficará nossa relação? … Estas são algumas das inúmeras questões que colocadas durante a gravidez e até mesmo depois do parto.

Após o parto ainda há grandes alterações que contribuem para as mudanças de humor e comportamentais. A dose de hormônio alta é bruscamente cortada pelo organismo e é estimulada os hormônios responsáveis pela produção de leite materno, causando vários sintomas, como irritabilidade, cansaço, tristeza.

Outro ponto que contribui são as indagações que permanecem e as novas que surgem, como exemplo:

– Como será minha vida social, profissional e pessoal?

– Conseguirei satisfazer todas as necessidades do bebê?

– Tenho que exercer perfeitamente o papel de mãe, dona de casa, mulher e profissional;

Que podem vir junto com a sensação de estar sozinha nessa nova etapa, mesmo tendo um parceiro.

A tristeza pós-parto é considerada perfeitamente normal e fisiológica, tendo um começo, um meio e um fim. Nesse período ela irá adentrar ao universo de ser mãe, irá perceber que algumas de suas fantasias eram reais e outras não. No entanto, quando essa tristeza não desaparece, tornando-se cada vez mais intensa, precisa-se ficar atento com alguns sinais de uma possibilidade de depressão pós-parto, um quadro clinico que pode ser tratado com medicamento e psicoterapia..

A gravidez é um momento de grandes mudanças físicas, sociais e psicológicas. O apoio e o carinho de todas que a cercam é importantíssimo. A família e amigos devem ir além dos palpites e desentendimentos. Essa também é uma oportunidade para que a família se uma ainda mais.

Bibliografia

LOPES, Carolline Nunes Dias, Vanessa. Desvelando os mistérios da Psicose Puerperal. 2014. Congresso de Saúde do UBM. Barra Mansa RJ [Orientadora: Profa. Carine Sawtchenko].

BARINI, Ricardo Modificações hormonais e variações comportamentais na mulher 1994 II.Encontro Brasilerio de Psicoterapia e Medicina Comportamental , Campinas

Carolline Lopes

Carolline Lopes recém formada em psicologia (CRP 05/ 50327), pós-graduanda em MBA Executivo em Coaching pela Universidade Candido Mendes e Instituto Pro-Minas. Escritora em um blog com seu nome. Apresentou diversos trabalhos em congressos nacionais com temas relacionados a psicologia da saúde e Jurídica. A partir da pôs graduação tem explorado a temática da orientação profissional

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

2 dias ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

2 dias ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

3 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

3 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

4 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

4 dias ago