A atriz Guta Stresser concedeu uma entrevista ao programa Domingo Espetacular, da Record, em que falou sobre seu tratamento contra a esclerose múltipla. A eterna Bebel de ‘A Grande Família” ainda fez um desabafo, afirmando que a pior coisa para quem tem a doença é parar de trabalhar. Ela atualmente está envolvida com ensaios e apresentações da peça Os Analfabetos em Curitiba (PR).
Segundo Guta, há alguns estigmas sobre a doença devido à falta de informação. “Há preconceito por falta de conhecimento. Trabalhar te faz bem. Você trabalhar é bom. A pior coisa para quem tem esclerose múltipla é parar de trabalhar. Se você parar, você paralisa”, disse.
Ela também contou sobre como foi receber o diagnóstico, em 2020: “Foi um balde de água fria. No início, tive uma certa negação, não aceitar muito, questionar ‘por que comigo?'”. A atriz recebeu apoio dos amigos, entre eles da época de A Grande Família. “Marieta (Severo), (Marco) Nanini e Lucio (Mauro Filho) falaram que posso contar com eles. Lucinho é meu irmão.”
Na conversa com Carolina Ferraz, ela ainda falou sobre os sintomas da esclerose múltipla. “Tive muito formigamento nas extremidades do meu corpo e muito zumbido, que ainda continua, porém em menor intensidade. Faço tratamento através do SUS”, explicou. A atriz faz uso de medicações de alto custo, fornecidas pelo Sistema Único de Saúde.
Guta também reservou um espaço da entrevista para falar sobre os problemas financeiros que vem enfrentando: “As pessoas sempre acham que você está numa vida superparadisíaca, maravilhosa, e você está ali vendo como vai pagar conta. Os boletos chegando… Ninguém quer perder uma casa porque não conseguiu pagar o financiamento. Mas, por outro lado, você fala: ‘Onde eu estiver, vou estar fazendo o que sei fazer'”.
A atriz se separou recentemente do músico André Paixão, com quem viveu por 15 anos. Ela diz ter perdido seu imóvel no Itanhangá, na Zona Oeste do Rio. “Compraram a minha casa no leilão. Desde que fiquei sem contrato com a Globo, não consegui mudar o meu financiamento.”
Em entrevista ao jornal O Globo, ela revelou que passou por várias tentativas de engravidar por inseminação artificial. “Talvez a minha situação financeira, hoje em dia, seja reflexo do tanto de tratamento que fiz para engravidar. Tentei várias vezes, mas não deu certo, e você não recebe o seu dinheiro de volta”, avaliou.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações do Na Telinha.
Foto destacada: Reprodução/Record TV.