Era uma manhã normal de março, e a motorista do ônibus escolar Sondra Artis tinha acabado de pegar a última aluna em sua rota.
Enquanto se dirigia às Escolas do Condado de Surry, na Virgínia (EUA), a motorista notou um odor pungente de queimado no ar. Franzindo o cenho, Sondra enxugou o para-brisa para ver se estava embaçando por causa da condensação ou se era fumaça. Quando um aluno lhe perguntou o que estava acontecendo, ela fez o possível para esconder sua crescente preocupação.
“Eu limpei a janela e disse: ‘Isso é vapor ou fumaça?’ Eu não disse isso onde ele pudesse me ouvir”, lembrou Sondra. “Quando apertei o acelerador, saiu ainda mais fumaça. O cheiro era muito forte. Eu só tinha que tirar as crianças daquele ônibus. Isso é o que eu estava determinada a fazer quando vi aquela fumaça e depois com o cheiro.”
Sondra parou no estacionamento de uma igreja e virou-se para os 20 alunos a bordo. Ela os lembrou dos exercícios de evacuação que eles realizam no início do ano e instruiu os alunos mais velhos a saírem pela porta dos fundos e os alunos mais jovens pela frente.
“Eu disse às crianças que, ‘Você sabe, nós treinamos no início do ano, mas isso vai ser real, então eu preciso que vocês fiquem calmos’”, disse Sondra.
Os estudantes correram para as saídas quando a fumaça começou a encher o ônibus. Eles estavam com medo, mas Sondra permaneceu calma durante a evacuação. Quando eles saíram, ela voltou para o ônibus para se certificar de que todos escaparam com segurança.
“Meu coração estava acelerado e eu estava tentando me preocupar em descer do ônibus”, lembra o estudante Brandan Diggs.
Segundos depois de todos desembarcarem, o ônibus pegou fogo e rapidamente foi engolido em chamas.
Outro ônibus chegou ao local para levar as crianças para a escola, e Sondra ficou muito aliviada por tudo ter dado certo.
“No caminho de volta, olhei para aquela igreja e tudo o que pude dizer foi: ‘Obrigado, Jesus’. Todas as minhas crianças estão seguras, mas meu grande amor – meu ônibus – se foi”, disse ela.
O ônibus pode ser substituído, mas a vida humana não. Os pais dos alunos de Sondra ficaram incrivelmente gratos à motorista. Ela está sendo aclamada como uma heroína, e muitos de seus alunos gostariam de vê-la recompensada por seu heroísmo.
“Ela nos ajudou e é uma ótima motorista de ônibus”, disse Brandan. “Todos nós a amamos. Ela merece uma recompensa. Se não fosse por ela, muita coisa poderia ter acontecido naquele dia.”
Sondra dirige ônibus há mais de 19 anos e nunca tinha precisado usar seu treinamento de evacuação até o incidente. Felizmente ela foi capaz de manter a calma e tirar seus alunos com segurança na hora certa.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Inspire More.
Fotos: Reprodução.