Cada vez mais os homens tem aprendido que a maneira mais fácil de superar uma crise é ter alguém com quem contar. Alguém que lhe ofereça um ombro amigo para chorar ou palavras de consolo.
Quando Phillip Jackson voltou da Austrália para a Inglaterra, ele tinha 67 anos e imediatamente se sentiu como um peixe fora d’água em sua cidade natal, Barnsley.
Percebendo que muitos dos homens da sua idade que viviam Barnsley conviviam com a solidão, ele iniciou um projeto inspirado em um movimento australiano de construção de comunidades chamado “Men’s Shed”, que se expandiu por todo o mundo anglófono e inclui mais de 50.000 homens.
Aproveitando o apreço da maioria dos homens da sua cidade pela marcenaria, ele criou um galpão masculino que funciona como um grupo de apoio coletivo para homens com poucos amigos. O conceito original era propor que todos se reunissem para fazer coisas de madeira, mas logo Phillip percebeu que o principal benefício da iniciativa era permitir que aquelas pessoas se conectassem ao tecido social de uma comunidade, seja por meio de um encontro para um café, construção de um banco de parque ou ouvindo os problemas que alguém está vivendo em seu casamento.
“É como o galpão no fundo do seu jardim, com a diferença de que todos os seus amigos estão lá. É uma pausa nas rotinas semanais das pessoas. Isso faz com que eles saiam e conversem com pessoas semelhantes.”, disse Jackson ao The Guardian.
“Não é bem uma marcenaria. É um empreendimento comunitário onde pessoas com problemas podem vir e discuti-los com amigos”, completou.
A faixa etária dos “Shedders”, como Jackson os chama, tende a variar de 22 a 87, o que faz sentido porque qualquer um pode se sentir solitário às vezes. Ele acrescenta que os membros vêm de todas as esferas da vida – de ex-mineiros a lojistas.
Os galpões masculinos e femininos não apenas podem ser um ótimo lugar para aprender e rir, mas também podem literalmente salvar vidas, já que a solidão se mostrou capaz reduzir anos de vida de uma pessoa.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Good News Network.
Fotos: Reprodução.
Os especialistas revelam o que pode estar por trás dos gestos e da polêmica escolha…
Se você der a sorte de encontrar este filme no catálogo da Netflix, não hesite…
Estudos recentes e a psicologia nos ajudam a entender por que algumas pessoas são capaz…
A psicologia pode ajudar a entender o que está por trás desse hábito que desperta…
Entenda por que os condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores devem usar equipamentos de proteção
Vinho, cerveja ou destilado: descubra a bebida ideal para cada ocasião e crie experiências inesquecíveis