Dino Impagliazzo corta cebolas como um verdadeiro chef e faz uma sopa de legumes digna dos melhores restaurantes da Italía, mas a maioria de seus fiéis “clientes” não pode comprar nem um pedaço de pão sequer.
Impressionantemente vigoroso apesar dos seus 90 anos de dade, Impagliazzo é conhecido como o “chef dos pobres” de Roma.
Três dias por semana, ele e outros voluntários da associação RomAmoR, que ele fundou, fazem rondas nos mercados de alimentos e padarias para obter contribuições de varejistas que o ajudam a realizar seu sonho de alimentar os desabrigados.
Tudo começou 15 anos atrás, quando um sem-teto de uma estação de trem de Roma pediu dinheiro para comprar um sanduíche.
“Percebi que talvez em vez de comprar um sanduíche, poderia fazer alguns para ele e para os amigos que estavam lá. E foi assim que comecei a nossa aventura”, disse ele.
Agora, os voluntários do RomAmoR cozinham a comida nos outros quatro dias da semana e a servem em vários lugares da cidade, principalmente perto das estações de trem.
“Tentamos envolver mais e mais pessoas para que Roma se torne uma cidade onde as pessoas possam se amar, sabe?”, diz ele enquanto prepara a sopa em uma cozinha profissional. “É solidariedade”.
Nas noites de sábado, eles se instalam sob um pórtico do lado de fora da Praça de São Pedro para alimentar o crescente número de desabrigados que dormem na área.
Impagliazzo, que já trabalhou para o departamento de previdência social da Itália, se lançou na missão de alimentar os necessitados contando com a ajuda de vários amigos aposentados.
Eles rapidamente deixaram de fazer sanduíches para cozinhar refeições quentes, primeiro em casa e depois em um convento, e o grupo agora conta com 300 voluntários, entre jovens e idosos, e usa sua própria cozinha totalmente equipada.
Impagliazzo, que recebeu um prêmio honorário do presidente italiano Sergio Mattarella, reconhecendo-o como um “herói de nossos tempos”, nunca imaginou que sua iniciativa seria tão bem-sucedida.
Em uma recente noite de sábado perto do Vaticano, quatro voluntários extras apareceram.
“Estou feliz porque nunca dizemos a ninguém ‘não precisamos de você hoje à noite'”, disse ele. “Eles ficam entre nós.”
***
Adaptado por Destaques Psicologias do Brasil do original de Reuters.
Foto destacada: Reprodução.
Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…
Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…