Um tribunal espanhol condenou um homem a pagar mais de 200.000 euros (cerca de R$ 1,1 milhão) à sua ex-mulher por mais de 24 anos de trabalho doméstico não remunerado. A sentença foi amplamente vista como um marco significativo na luta pela igualdade de gênero e foi recebida com entusiasmo pela comunidade internacional, especialmente às vésperas do Dia Internacional da Mulher.
O tribunal decidiu que Ivana Moral deveria ser compensada com base no Salário Mínimo Interprofissional em cada ano desde 1996, o que totalizou o valor de 204.624,86 euros. A sentença afirmou que a mulher se dedicou “essencialmente ao trabalho doméstico” desde o início do casamento, cuidando da casa e da família. Ela também ajudou seu marido em suas academias como relações públicas e monitora, além de outras tarefas.
A mulher, mãe de duas filhas, afirmou em entrevista que seu marido não permitia que ela trabalhasse fora de casa, o que a deixou financeiramente dependente dele. Ela se dedicou exclusivamente às tarefas domésticas, cuidando do marido e das filhas, e ajudando-o em seus negócios. Durante o casamento, ela não se sentiu maltratada, mas com o tempo, percebeu que sua dependência econômica era uma forma de abuso.
“Sentia como se toda minha capacidade estivesse diminuída e limitada. Isso me fez sentir ameaçada, sem valor e com minha autoestima perdida. Me senti muito isolada”, disse ela.
A sentença do tribunal não apenas determinou a indenização para a mulher, mas também ordenou que o homem pagasse uma pensão mensal para sustentar suas filhas. A decisão foi saudada como um passo importante para reconhecer o valor do trabalho doméstico e reduzir a desigualdade de gênero no país.
“(Estou) muito feliz porque acho que” a sentença “foi bem merecida”, disse Ivana, lembrando que durante o casamento não se sentia maltratada. “Mas com o tempo fui abrindo meus olhos (…) A dependência econômica também é uma forma de maltrato”, concluiu.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações do UOL.
Foto destacada: Zanuck/Getty Images/iStockphoto.
"Tê-lo comigo é simplesmente uma prova do amor de Deus”, afirmou a mãe.
Renée Zellweger e Ewan McGregor protagonizam este filme maravilhoso que é baseado em uma cativante…
Jodie Foster dirige dois dos maiores astros de Hollywood neste longa de suspense que não…
Um filme para todos aqueles que sabem apreciar a beleza de uma clássica e emocionante…
O ator Selton Mello, de 51 anos, fez um relato contundente sobre a pressão para…
Dá pra comer bem sem abrir mão do sabor. Confira ideias de substituições incríveis!