Carlos Eduardo Fendel, morador de Bauru (SP), permaneceu por quase dez horas acorrentado a um pilar do Hospital Estadual para exigir um tratamento adequado ao seu pai, Leonildo José Fendel, de 68 anos, que foi diagnosticado com a Síndrome de Guillain-Barré.
“Falei que não ia fazer baderna, só queria chamar atenção. Eu ficaria o tempo que fosse necessário para alguém tomar uma atitude, não era para prejudicar ninguém”, afirmou Carlos em entrevista ao G1.
Por volta das 14h desta quarta-feira (6), Carlos se acorrentou ao poste e só saiu de lá depois das 23h, quando o medicamento foi autorizado pela equipe médica.
“Essa atitude que eu tomei, eu precisava fazer isso. Imagina se acontecesse alguma coisa com ele e eu soubesse que poderia fazer mais?”, comenta Carlos.
Mesmo depois de se recuperar da Covid-19, o pai de Carlos Eduardo passou a sentir dores no corpo e perder a sensibilidade das pernas. A família procurou atendimento médico e suspeitou que o idoso estivesse com a Síndrome de Guillain-Barré, já apontada por especialistas como uma sequela da Covid.
Segundo Carlos, o idoso enfrentou dificuldades para conseguir o diagnóstico e também o tratamento pelo SUS. “Aí começou a nossa angústia porque sei que cada dia que passa é crucial porque a pessoa vai definhando”, desabafa.
Leonildo foi submetido a um exame neurológico no último dia 4 e foi diagnosticado com a síndrome. No entanto, até esta quarta-feira (6), o medicamento para tratar a doença ainda não tinha sido liberado ao paciente, como relata o filho.
Após o “protesto” do filho, o idoso foi autorizado a tomar imunoglobulina e o medicamento já poderia a começar a ser ministrado. Segundo Carlos, a expectativa é que o idoso volte a ter sensibilidade por volta do terceiro dia de tratamento.
O Hospital Estadual de Bauru informou, através de uma nota, que “o paciente está recebendo toda a assistência possível”.
Já a Secretaria Estadual de Saúde confirmou ao G1 que Leonildo “vem recebendo toda a assistência necessária das equipes médicas e de enfermagem, com avaliações diárias de especialistas para melhor tratamento no Hospital Estadual de Bauru”.
Ainda segundo a Secretaria, o paciente passou por avaliação com a equipe de neuroclínica na quarta-feira (6) e a unidade tem fornecido todas as informações e orientações aos familiares.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de G1.
Fotos: Arquivo pessoal/Carlos Eduardo Fendel.
Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…
Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…
É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…
A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…
"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…
Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?