COMPORTAMENTO

Homens grávidos? Homens podem ter sintomas de gravidez

Mesmo quem não viveu a experiência da maternidade, conhece os sintomas clássicos da gravidez: Ganhar alguns quilos, enjoar, mudar o humor e até mesmo ter desejos. O que talvez muitas pessoas não saibam é que estes mesmos sintomas também podem surgir em homens prestes a se tornar pais. A chamada Síndrome de Couvade, descrita pela primeira vez nos anos 1960, assemelha-se a uma gravidez psicológica, embora não seja considerada uma patologia. O que estaria por trás disso? “Quando o homem descobre que vai ser pai, também é envolvido por uma imensidão de novas emoções”, afirma a psicóloga Salete Arouca, do Hospital e Maternidade Santa Joana (SP).

De acordo com estudos, a classe masculina também sofre alterações hormonais durante a gravidez da companheira, como aumento da prolactina (hormônio responsável pela descida do leite, entre outras funções) e redução da testosterona. Uma pesquisa da Universidade de Londres observou, ainda, que eles podem até mesmo sentir cólicas ao longo dos nove meses e no parto.

Ainda segundo a psicóloga, quanto mais conectado com a gestação, maior a chance de o futuro pai apresentar tais sintomas. “Do ponto de vista psicológico, trata-se de uma identificação do homem com a mulher grávida”, conclui. E, obviamente que os medos e as angústias comuns à gravidez, que é um período de mudanças e incertezas para o casal, também podem deixar o pai ansioso a ponto de exagerar na alimentação. O empresário Alfredo Guerra, 38 anos, por exemplo, ganhou alguns quilos no fim da terceira gestação da mulher. Mas o que realmente o deixou intrigado foram os episódios de enjoo. “O mal estar era comum. Cheguei a conversar com alguns colegas e com o médico da família, então, soube que outros já haviam passado por isso”, conta o pai de Joaquim, 2, Laura, 12, e Isabela, 22.

Assim como aconteceu com Guerra, os sintomas tendem a desaparecer após o nascimento do filho. Por isso, não há com o que se preocupar. De acordo com o ginecologista e obstetra Renato Sá, chefe de Obstetrícia e Medicina Fetal do Grupo Perinatal (RJ), a Síndrome de Couvade não está associada a nenhuma doença física ou mental. O nível de ansiedade, segundo o especialista, seria o termômetro para indicar se é o caso de procurar ajuda. “Tornar-se pai pode ser emocionalmente estressante. Medidas para gerir a pressão, como frequentar aulas de pré-natal, buscar aconselhamento e incentivo de amigos e familiares e planejamento são ações úteis”, sugere.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Revista Crescer.
Foto destacada: Thinkstock

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

Obra-prima da animação que venceu o Oscar está na Netflix e você precisa aasisstir

Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.

5 horas ago

O filme da Netflix que arranca lágrimas e suspiros e te faz ter fé na humanidade

Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.

6 horas ago

Dicas para controlar os gastos e economizar nas compras

Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…

1 dia ago

Minissérie lindíssima da Netflix com episódios de 30 minutos vai te marcar para sempre

Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…

2 dias ago

Saiba o que é filofobia, a nova tendência de relacionamento que está preocupando os solteiros

Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…

2 dias ago

‘Mal posso esperar para ficar cega’; diz portadora de síndrome rara cansada de alucinações

Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…

2 dias ago