Os limites da liberdade de expressão são tênues, mas o consenso de quem entende do tema é que existem fronteiras que não podem ser ultrapassadas, mesmo quando o assunto é humor.
Quando os limites são ultrapassados há consequências tanto na esfera trabalhista quanto jurídica quando a pessoa pode responder por crime. O artigo 88 da Lei 13.146/2015 tipifica como crime a conduta: “ Art. 88 Praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência.”
O humorista Leo Lins mais uma vez mostrou dificuldades em mediar as consequências de suas piadas quando, durante um de stand-up comedy, gravou uma cena dizendo que assistiu um vídeo de uma criança com hidrocefalia no Ceará e insinuou que esta era uma forma da família ter acesso à água.
O humorista alegou, segundo o Yahoo, que o vídeo teria sido divulgado pelo Teleton, a campanha solidária apoiada pelo SBT há mais de 20 anos.
As imagens, entretanto, causaram revolta e indignação entre os internautas, famílias e profissionais da área da saúde mental.
A Associação de Assistência à Criança Deficiente, a AACD, solicitou um pedido público de desculpas do humorista além de considerar o comentário inaceitável e “extremamente infeliz e capacitista”. “Esse tipo de ‘piada’ é de extremo mau gosto e incabível na sociedade em que vivemos hoje, pois vai na contramão de um mundo mais inclusivo pelo qual lutamos todos os dias”. Ainda segundo o texto, o humorista ataca pessoas com hidrocefalia, chama as pessoas com deficiência de ‘crianças com vários tipos de problemas’ e mostra desrespeito aos moradores do Ceará”.
Após a repercussão do vídeo, o SBT emitiu um comunicado afirmando o desligamento do Leo do quadro de funcionários. “Leo Lins não faz mais parte quadro de elenco do SBT”, disse o canal de Silvio Santos, que teria autorizado o desligamento.
***
Imagens reprodução.
Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…
Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…