Içami Tiba: “Não é porque o pai é rico que o filho é rico, ele precisa fazer a riqueza dele”

O famoso médico psiquiatra, psicodramatista, colunista e escritor Içami Tiba, falecido em 2015, se tornou uma grande referência em educação de crianças e adolecsnetes ao criar a Teoria da Integração Relacional, que facilita o entendimento e a aplicação da psicologia por pais e educadores.

Sua influência era tamanha que ele ministrou diversos cursos no Brasil e no exterior e fez incontáveis participações em programas de TV, ganhando popularidade entre pessoas das mais variadas faixas etárias e camadas sociais.

Não foram raras as vezes que Içami Tiba usou o veículo de comunicação mais popular do país para passar preciosos ensinamentos a pais e mães. Um desses momentos aconteceu no programa ‘Todo Seu’, da TV Gazeta. Na ocasião, ele fez um alerta aos pais que, ao darem tudo aos filhos, impedem que estes aprendam a conquistar as coisas por si mesmos. Confira abaixo a transcrição do trecho no qual ele discorre sobre o tema.

“Quando os pais colocam os filhos como príncipes, é como se eles próprios fossem reis. Então esses reis colocam o que é deles como se fosse dos filhos. Esse é um grande erro, pois o filho não tem nada; este vai ter que construir o que é seu, o seu futuro.

Não é porque o pai tem algo que o filho também é rico; este último terá que se fazer rico. Se os pais dão a riqueza pronta ao filho ele fica com direitos à riqueza, mas sem construir a riqueza, e riqueza de qualquer ramo, seja afetiva, relacional etc.

Nesse sentido, quando os pais querem que os filhos sejam empreendedores, por exemplo, eles estão dizendo que os filhos devem aprender, então estão abrindo o mundo dos filhos para outras possibilidades. O empreendedor é aquele que esbarra em uma dificuldade e não abandona o seu projeto, ao contrário, ele analisa como pode superá-la.”

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações do Provocações Filosóficas.
Imagem destacada: Reprodução.






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.