Os brasileiros João Batista e Marilena estão presos na Ucrânia sem saber como voltar para casa. O casal chegou ao país há cerca de um mês para visitar o filho Guilherme Palma Donadio, de 34 anos, que mora há 5 anos em Lviv (540 km da capital, Kiev), e tem uma filha recém-nascida com sua esposa, a ucraniana Oksana.
O casal, que não fala inglês nem ucraniano, está impossibilitado de fazer a viagem de volta devido à invasão russa à Ucrânia e aos incessantes bombardeios.
“Eu tinha certeza que alguma coisa ia acontecer, mas foi uma surpresa o tamanho desse ataque, por todos os flancos possíveis”, disse Guilherme ao G1. “Meus pais estavam com muito medo, claro. Apesar de morarem em São Paulo com toda a violência que tem aí, bombardeio de avião, de míssil é outra conversa”, diz Guilherme.
Até o momento, Lviv ainda não foi atingida por conflito direto, no entanto, a população aumentou bastante, com milhares de pessoas fugindo de regiões onde está havendo bombardeio. A venda de gasolina está limitada, há toque de recolher durante a noite, filas enormes nos mercados e congestionamento nas estradas que levam à cidade.
O espaço aéreo está impedido, as estradas estão congestionadas e há uma espera de três dias na fronteira com a Polônia para atravessar, de modo que João Batista e Marilena não veem meio de voltar ao Brasil.
Os trens que ainda estão fazendo trajeto para a Polônia estão lotados e é muito difícil conseguir vaga.
“Ainda temos internet e eletricidade, estamos seguros na medida do possível, mas não sabemos o que vai acontecer. […] Isso pode acabar a qualquer minuto, pode tocar uma sirene aqui e termos um bombardeio.”, diz Guilherme.
Enquanto busca uma solução para o retorno de seus pais, Guilherme está separado de sua filha recém-nascida e da esposa – ele as deixou em um vilarejo no interior, onde a família dela mora.
“Se houver algum tipo de bombardeio ou conflito armado em Lviv, levo meus pais para o vilarejo e ficamos lá”, diz. “Mas eles querem voltar para o Brasil.”
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de G1.
Foto destacada: Arquivo pessoal via BBC
Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…
Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…