De acordo com a teoria psicanalítica nossa mente contempla três instâncias: CONSCIENTE (lugar da razão, percepção da realidade), PRÉ CONSCIENTE (memórias a serem recordadas com um mínimo esforço) e INCONSCIENTE (desejos e afetos que foram afastados da consciência).

Pois bem, vamos comparar nossa mente como uma casa, da qual retiramos tudo o que há em excesso, o que nos desagrada e tudo aquilo que não queremos ver e depositamos no porão ou naquele quartinho escondido que não deve ser aberto por qualquer pessoa. Porém, as vezes nossa casa precisa de uma (re) organização, o porão não suporta mais tudo que está lá dentro e precisamos de um novo lugar para guardar nossas “velharias”.

Podemos dizer que nosso inconsciente é o porão da nossa mente, que guarda tudo aquilo com o que queremos evitar entrar em contato. Mas, chega um momento que nos damos conta de que ele possui muito mais coisas do que imaginamos. Por não suportar mais guardar tantas coisas, nosso inconsciente extravasa em nosso corpo, na forma de sinais e sintomas que atrapalham nosso desenvolvimento humano.

Geralmente quando isso acontece pretendemos realizar mudanças e nos permitirmos entrar no “porão”, desbrava-lo e reencontrar certas coisas. Eu sei, trata-se de algo que não é fácil e que não terminamos da noite para o dia, pois as vezes sentimos medo de enfrentar a escuridão e os fantasmas que moram lá. Porém, é necessária esta “limpeza” de tempos em tempos.

Você já deve ter ouvido, por exemplo, alguém dizer que gostaria de fazer uma “faxina mental”?

Esta ai uma das coisas que o processo de psicoterapia psicanalítica nos possibilita realizar, lançando uma luz no porão da nossa mente para que possamos compreender certas coisas com mais clareza e decidir se queremos mantê-las ou transformá-las. Pense nisso!

Imagem de capa: Shutterstock/Sergey Edentod

Audrey Vanessa Barbosa

Psicóloga clínica de abordagem psicanalítica na cidade de Limeira-SP; possui Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas pela FCA- UNICAMP; ministra palestras com temáticas voltadas ao desenvolvimento humano. Também possui formação em Administração de Empresas e experiência na área de RH (Recrutamento & Seleção e Treinamento e Desenvolvimento).

Recent Posts

Para a psicologia, o que significa ter muitas roupas que você não usa?

Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…

1 hora ago

Mãe recorre à Justiça para deixar de sustentar filha de 22 anos que não estuda e nem trabalha

Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…

3 horas ago

Obra-prima da animação que venceu o Oscar está na Netflix e você precisa assistir

Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.

20 horas ago

O filme da Netflix que arranca lágrimas e suspiros e te faz ter fé na humanidade

Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.

21 horas ago

Dicas para controlar os gastos e economizar nas compras

Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…

2 dias ago

Minissérie lindíssima da Netflix com episódios de 30 minutos vai te marcar para sempre

Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…

2 dias ago