Quando uma relação não está bem todos somos capazes de intui-lo. Porém, muitas vezes não queremos aceitar, nos custa admitir que as coisas não estão indo por um bom caminho e que só colhemos infelicidade. Se você esta nessa situação, leia esse artigo e entenda um pouco mais, nele falaremos sobre alguns dados que podem te ajudar a reconhecer tal situação.
Esse talvez seja um dos problemas mais importantes. Precisamos do apoio de nosso parceiro, de compreensão e entrega. Porém, nossas palavras não são escutadas, não existe a relação olho no olho ao falar e somos incapazes de estabelecer um diálogo aberto e construtivo. Ao tentar buscar esse tipo de diálogo sempre terminamos caindo em discussões e brigas. Essas situações são as que mais costumam distanciar os casais, visto que já não existe cumplicidade.
As emoções podem se esfriar ou se transformar em ressentimento, o que atrapalha um diálogo sincero. Outro ponto a ser considerado é que, em certas ocasiões, essa falta de comunicação é causada por períodos de muito estresse. O trabalho, por exemplo, pode fazer com que tenhamos pouco tempo para nos dedicarmos ao parceiro, assim o diálogo se torna mais complexo. É bom considerar esse ponto e não descuidar jamais dessa ponto imprescindível em nossa relação.
Pode ser que chegue um momento em que já não notemos o mesmo entusiasmo de antes na hora de fazer coisas juntos: sair para jantar, viajar no fim de semana… pode ser que até se perceba uma certa monotonia em casa ou que já não haja mais aquele olhar com a mesma intensidade de antes. A magia se perde e não se sabe muito bem o porquê.
Devemos estar atentos, por exemplo, a forma como nosso parceiro reage quando propomos coisas, sejam para o futuro, ou algo que se espere para os dois. Se sua reação for fria e não demonstrar muito interesse nessas metas das quais falamos, devemos nos perguntar e lhe perguntar o que está acontecendo. Talvez algo tenha mudado, e a perda do entusiasmo é um indicativo muito importante dessa mudança.
São muitas as ocasiões em que nos sentimos mal. O amor, às vezes, tem suas complicações, e as relações exigem esforço e sacrifício. E é preciso ir com cuidado, observar se chegamos a um instante em que recebemos apenas razões para nos sentirmos tristes, pois isso faz com que nossa saúde mental se corrompa pouco a pouco, e esse é um indicador muito negativo.
Existem casais que se amam muito, mas que são incapazes de fazerem um ao outro feliz. É preciso ir com cuidado e fazer o possível para que nossa relação prospere, mas se seus esforços não são iguais aos que seu parceiro faz, você se sentirá mal. O peso não pode estar sobre os ombros de um só e no coração de um só, afinal, uma relação é feita por duas pessoas e ambas devem trabalhar em prol dela.
Outra faca de dois gumes, que rompe o equilíbrio da relação, é a desconfiança. Se chegamos a um momento em que não enxergamos no companheiro uma pessoa confiável para contar sobre nossas emoções, em quem identificamos um confidente e encontramos apoio, é provável que algo está muito mal. Nosso companheiro não é só uma pessoa com a qual dividimos a cama ou a mesa para jantar, é uma pessoa com a qual vamos construir uma vida e uma família. Se a confiança se perde, então perdemos tudo.
Compartilhar a vida com alguém existe que os dois sejam prioridade um na vida do outro, que suas preocupações sejam as mesmas, e que o bem estar de ambos seja importante. Se chegamos ao ponto de notar que a prioridade na vida de nosso parceiro não é mais a relação, então provaremos de sofrimento e decepção. Claro que além da vida a dois também existem outras coisas importantes, como o trabalho, nosso espaço e nossos interesses, porém, a pessoa que amamos é sempre nossa prioridade e aquilo que mais deve nos preocupar.
Assim, se em algum momento colocamos outras pessoas ou nosso trabalho à frente do relacionamento, com certeza surgirão problemas. Lembre-se que cada vez que identificarmos um sinal de que a relação não funciona, devemos dialogar com nosso parceiro. Em algumas ocasiões esses problemas surgem de fatores externos que precisamos saber resolver e enfrentar. Problemas no trabalho, econômicos ou pessoas podem acabar com nossa estabilidade, mas com confiança, amor e comunicação poderão superá-los.
Imagem de capa: Shutterstock/David Pereiras
TEXTO ORIGINAL DE MELHOR COM SAÚDE
Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…
Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…