COMPORTAMENTO

Infidelidade conjugal: Identificando falhas para um possível resgate da relação

Como já relatei em textos anteriores, para a reconstrução de um relacionamento, é imprescindível identificar as falhas que levaram à infidelidade e estas sempre dizem respeito à dinâmica do casal como um todo.
Sempre faço a comparação da desconexão emocional, do distanciamento afetivo, muitas vezes materializados pela entrada de uma terceira pessoa no relacionamento, como uma casa que apresenta rachaduras. No início, trata-se somente de uma pequena fissura no teto, mas se não for devidamente consertado, poderá causar danos ainda maiores, dependendo de onde esta rachadura está localizada.
Como tudo na vida, é necessário que as partes envolvidas cuidem para manter a harmonia do vínculo e esta postura é sistêmica, ou seja, é responsabilidade do casal.
Embora quem sofreu a traição sofra a dor da decepção e da rejeição, muitas vezes quem foi infiel também sofre, apresentando sentimentos de culpa e reparação, desejando a qualquer custo resgatar essa relação.
Para algumas pessoas o “choque” acontece depois que a casa estremece e o mundo da relação desaba, para depois descobrir que aquele vínculo era importante depois de uma separação. Difícil para o parceiro traído “virar a página” e “fingir que nada aconteceu”; difícil restaurar a confiança e começar do zero. Ali, foram abertas feridas emocionais de difícil cicatrização, sendo necessária muita calma, paciência, tolerância, tempo de elaboração e amor para lidar com os mecanismos de defesa do parceiro que sofreu infidelidade. Dentre estes mecanismos estão a raiva, a indiferença e a ambivalência comportamental, sendo necessário realizar uma reparação e reforma no relacionamento.
Outro aspecto importante é proceder à uma reavaliaçao dos acordos que foram feitos- e que não foram respeitados- ou se estes precisam de ajustes, de modo a preencher as necessidades afetivo-emocionais de ambos.
***

Photo by Bruno Aguirre on Unsplash

Soraya Rodrigues de Aragão

Psicóloga, Psicotraumatologista, Expert em Medicina Psicossomática e Psicologia da Saúde. Escritora e palestrante.Autora dos livros Fechamento de Ciclo e Renascimento, Supere desilusões amorosas e pertença a si mesmo, Liberte-se do Pânico e viva sem medo e Talita e o portal. Site: www.sorayapsicologa.com Email: contato@sorayapsicologa.com

Recent Posts

Influenciadora é acusada de envenenar bebê para ganhar seguidores e arrecadar dinheiro

Uma influencer australiana foi presa sob a acusação de envenenar uma criança de um ano…

21 horas ago

Jovem comove a web ao mostrar seu apoio para resgatar mãe da dependência química

"Vou tá sempre aqui pra te ajudar e te apoiar em tudo.”, disse o rapaz.

23 horas ago

Filha de Simony, Aysha Benelli conta como transformou seu corpo sem passar por cirurgia

Filha da cantora Simony com o rapper Afro-X, Aysha tem impressionado os fãs pela transformação…

2 dias ago

Claudia Rodrigues faz declaração comovente para a namorada: “Se estou viva, é culpa sua!”

A atriz de 54 anos e a empresária Adriane Bonato estão juntas desde 2022.

2 dias ago

Fim do mistério: Mulher desaparecida em 1972 é encontrada viva aos 68 anos

Sheila Fox tinha apenas 16 anos quando desapareceu sem deixar vestígios em 1972.

3 dias ago

Goleiro de 16 anos morre após defender pênalti com o peito em partida amadora

O acidente ocorreu na madrugada da última segunda-feira (6), em Maués, no Amazonas.

3 dias ago