COLABORADORES

Iniciação sexual na juventude: O que o jovem deseja e precisa saber?

Qual é o momento certo? O que é preciso levar em conta? Quem é a pessoa correta? Como fazer?

Essas e outras questões permeiam a mente de adolescentes e jovens, em fase de primeiras experiências sexuais.

 

Diante de tantos questionamentos e escutas psicológicas ocorridas em meu consultório, decidir parar, para conversar com você sobre esses questionamentos…

Para início de conversa, podemos listar alguns dos principais pontos a levar em consideração para essa fase tão prazerosa e transformadora que é a de iniciação sexual:

 

Sobre o MOMENTO CERTO, não há uma regra geral para a hora certa!

Cada pessoa é única e o momento exato, é único para cada um de nós…. Não existe ninguém no mundo igual ao outro, certo? Se somos únicos, não existe uma regra geral a ser seguida, do momento certo. Sendo assim, cada pessoa experimentará de maneira diferente suas experiências e por isso, precisa pensar muito sobre o que deseja, sobre o cuidado com o corpo, o parceiro (a), a confiança, os prós e os contras, para então assim, fazer uma escolha do momento certo, de maneira mais segura e responsável… …e qual será esse momento? Aquele em que você se sentir seguro (a) e preparado (a) para isso.

 

PARA PENSAR:

Com tudo o que conversamos acima, será que vale a pena submeter-se a algo que não é a sua vontade, apenas para ceder à insistência do (a) namorado (a), ou ter relação apenas porque “todo mundo já teve”, ou por estar se achando “velho (a) demais” para ainda não ter transado? Para que a pressa? Será que vale a pena acelerar as coisas?

 

ATENÇÃO:

No momento em que se sentir preparado para a relação sexual, precisa ter atenção em três coisas muito importantes:

1ª – O cuidado com o seu corpo e o do (a) parceiro (a)! As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) estão por aí e a única maneira de prevenção, é por meio do uso de preservativos/camisinha. É importante pesquisar/conhecer os tipos de exames e os tratamentos necessários, caso seja infectado por algum tipo de doença.

Gastaríamos horas, ou dias na conversa sobre esse assunto, mas para adiantarmos e encurtar a conversa, por esse momento… o mais importante a saber agora é: o uso de preservativo/camisinha é extremamente importante desde a primeira relação sexual, tanto no sexo oral como na penetração vaginal ou anal, afinal, essa é a única forma de se prevenir contra as DST.

É importante, pelo menos uma vez ao ano, buscar um médico ginecologista (para as mulheres) ou urologista (para os homens), afim de verificar como anda a saúde sexual e submeter-se aos tratamentos necessários.

#FICAADICA – Observar o seu corpo com frequência e ficar atento as mudanças. Sempre que perceber corrimentos com mau cheiro ou cor diferente, caroços, feridas ou verrugas, sangramentos, dores, coceiras, dentre outros sintomas ou mudanças repentinas no corpo, é importante marcar uma consulta médica para avaliar e submeter ao tratamento cabível.

2ª – Gravidez Indesejada: Sexo sem prevenção pode gerar uma gravidez indesejada, portanto é muito interessante aprender como evitar e maneiras de lidar com ela, caso ocorra.

#FICAADICA – A orientação mais comum dos médicos é usar pílula anticoncepcional aliada à camisinha. Dessa forma, você não corre o risco de uma gravidez indesejada e se protege contra as doenças sexualmente transmissíveis. Não é seguro ficar usando o método da tia, da amiga, ou até mesmo da vizinha…. Essa não é uma escolha inteligente e segura!

Caso a gravidez apareça, por alguma falta de cautela, não desespere! Converse com algum adulto de sua confiança, para que possa lhe acolher e procure um ginecologista, para os exames de pré-natal, para que tenha uma gravidez segura e com saúde, nesse momento que com certeza, de algum modo será transformador para sua vida.

3ª – A afetividade e a entrega à outra pessoa; A prática sexual; O prazer e as diversidades. Lembrando que essas questões devem ser levadas a sério não apenas no início da prática sexual, mas em todas as fases da vida, para que possamos ter uma vida sexual de forma saudável, responsável e prazerosa.

Toda entrega deve vir precedida de muito respeito e cuidado. Tem que ser um momento confortável para ambos os envolvidos na relação, respeitando os próprios limites e também os do (a) parceiro (a), afinal, cada pessoa é de um jeito, lembra? Sexo não é brincadeira e sim um momento que envolve carinho, prazer, medo para alguns, ansiedade para outros, desafios e dificuldades, sendo assim, faz-se necessário encará-lo como uma prática especial.

Sendo um momento especial, será que vale a pena ser praticado com uma pessoa que talvez não tenha tanto sentido para você? É interessante refletir sobre isso…

 

#FICAADICA – Tudo o que envolve às nossas emoções e o nosso corpo, deve ser feito com muita responsabilidade, segurança e cuidado, quando envolve outra pessoa, a responsabilidade dobra e deve ser ainda maior. Caso tenha alguma dúvida, ou alguma questão sobre essa temática que lhe angustia, busque ajuda de um psicólogo ou sexólogo e criem estratégias para alcançar uma iniciação sexual de maneira saudável e tranquila.

Juliano Coimbra dos Santos

Psicólogo, Especialista em Sexualidade Humana, Especialista em Gestão Empresarial e de Recursos Humanos, Graduado no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Atua como Psicólogo Clínico, Sexólogo e como Psicólogo na Execução da Medida de Internação Socioeducativa no Instituto de Atendimento Socioeducativo do Estado do Espírito Santo – IASES. Diretor da JCSPSIC – Treinamento & Desenvolvimento Humano e atua como Professor do Centro de Pós Graduações – CESAP.

Recent Posts

Obra-prima da animação que venceu o Oscar está na Netflix e você precisa aasisstir

Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.

11 minutos ago

O filme da Netflix que arranca lágrimas e suspiros e te faz ter fé na humanidade

Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.

2 horas ago

Dicas para controlar os gastos e economizar nas compras

Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…

1 dia ago

Minissérie lindíssima da Netflix com episódios de 30 minutos vai te marcar para sempre

Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…

1 dia ago

Saiba o que é filofobia, a nova tendência de relacionamento que está preocupando os solteiros

Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…

1 dia ago

‘Mal posso esperar para ficar cega’; diz portadora de síndrome rara cansada de alucinações

Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…

2 dias ago