DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Inteligência artificial está contribuindo para o tratamento da depressão no DF

Um novo recurso tecnológico promete resultados no tratamento do transtorno que é considerado o “mal do século”, a depressão. A ferramenta chega na capital federal na esperança de diminuir os efeitos da patologia.

A depressão caminha para se tornar a patologia mais grave do planeta. De acordo com um balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos do transtorno cresceram 18% em 10 anos e pode vir a ser a mais debilitante, em 2020. No DF, o cenário não é animador. Até o último trimestre de 2019, foram realizados 70.841 atendimentos ambulatoriais psicossociais pela Secretaria de Saúde do DF.

É nesse cenário preocupante que surge uma nova forma de tratamento para auxiliar no alívio dos sintomas dessa patologia. Trata-se de uma ferramenta digital, que interage com cada paciente de forma individualizada. “Através de algoritmos, é possível desenvolver estratégias responsivas às reações e necessidades dos pacientes”. É o que explica o psiquiatra clínico e membro titular da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Dr. Thiago Xavier Corrêa.

De acordo com o Dr. Thiago, o tratamento não vem para abandonar os tratamentos convencionais da depressão. “Importante destacar que, a inteligência artificial não vem para substituir o acompanhamento com psicólogo nem o tratamento psiquiátrico, mas surge com o objetivo de oferecer ferramentas terapêuticas complementares”, elucida.

O tratamento é realizado utilizando mais de 10 abordagens psicológicas diferentes como a psicoeducação, técnicas de resolução de problemas, desenvolvimento de habilidades interpessoais, psicologia positiva, estímulos a atividades físicas e meditação.

Como benefícios, o uso da inteligência artificial auxilia o paciente em perceber suas alterações de humor ao longo do tratamento, facilita o acompanhamento dos pacientes e otimiza o tempo de consulta na medida em que o paciente se expressa melhor e participa mais do atendimento terapêutico.

Apesar de uma técnica recém chegada na capital, as perspectivas são animadoras. Os primeiros estudos científicos com ferramentas de E-saúde estão sendo projetados para a população brasileira, com grupos de pesquisadores aqui no DF, projetando um cenário mais positivo com o uso da ferramenta.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Jornal de Brasília.
Imagem destacada: Reprodução.

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

Presidiários são soltos para ajudar a combater incêndios em Los Angeles

O estado da Califórnia mobilizou 783 prisioneiros para fortalecer os esforços de combate às chamas…

1 dia ago

Acidente em Ubatuba: Saiba como família sobreviveu a explosão de avião

Das cinco pessoas a bordo do avião que explodiu em Ubatuba na última quinta-feira (9),…

1 dia ago

Diretor do Flamengo polemiza ao comparar psicologia no futebol a batatas fritas

José Boto, novo diretor técnico do Flamengo, deu resposta inusitada ao ser perguntado sobre o…

2 dias ago

Série perigosamente atraente da Netflix vai dar fôlego às suas noites a dois

As crianças já dormiram? Então é hora de os adultos se divertirem com os 8…

2 dias ago

Influenciador comove a web ao comer última comida feita por sua mãe antes de falecer

O jovem levou muitas pessoas às lágrimas ao se gravar comendo o último feijão preparado…

3 dias ago

Suspense de roer as unhas na Netflix coloca Demi Moore na mira de um psicopata

Demi Moore, que brilhou no Globo de Ouro 2025, entrega uma performance magnética neste filme…

3 dias ago