O egoísmo dominador, disfarçado nos tempos atuais como metas ou objetivos homéricos a serem alcançados, predominando em a natureza humana, disfarça seus propósitos inferiores e surge, sempre, em expressão nova, por dominar mais e conquistar mais, perturbando o programa de elevação e iluminação de quem se propõe à felicidade em padrões muito mais elevados.

Vejamos alguns exemplos:

Propõe o mundo: – Vencer a qualquer preço, sem te preocupares com os outros, não é sua culpa eles quererem ficar para trás.
Estabelece a felicidade: – O Universo está todo integrado em uma única consciência cósmica, nunca existiu vários, mas um único em diversas partes, não se pode ser realmente feliz vendo a desgraça e a miséria triunfar a sua volta.

Programa o século: – Não cedas o teu lugar, haja o que houver. Disputa a tua posição, pois que outros estão batalhando por disputá-la ou roubá-la
Argumenta a felicidade: – Não te atormente pela posse indevida. Tudo quanto cederes, terás, e aquilo que tomares, perderás.

Promete a Terra: – Os vitoriosos riem e recebem todas as honras. Triunfa você também neste mundo, tendo a glória entre a meta que deves alcançar.
Aclara a felicidade: – Toda a glória na Terra nivelará no túmulo as criaturas umas com as outras. A glória que inebria passa, e o homem se encontrará vazio e só, logo após, atulhado de tudo e sem nada do essencial.

Reclama a sociedade: – Impõe a vontade, a fim de te fazeres respeitar, e acumula valores para comprar tudo e mais do que ambicionas.
Responde a felicidade: – Reúne valores no reino do seu coração, que é teu céu interior, e coleta os recursos da paciência, da humildade, do perdão, da caridade nos cofres eternos do amor, e serás milionário de paz e bem estar.

Impõe a tradição: – A espiritualidade poderá ser alcançada na velhice, portanto frui de todos os prazeres ainda hoje enquanto és jovem e cheio de energia.
Contrapõe a felicidade: Enlouquecerás, tua alma será roubada de ti ainda em vida, pois o excesso nunca indaga a idade que temos.

Aconselham as técnicas do bem-estar imediato: – Reage e não aceite qualquer agressão. Fique atento e armado na vida para te defenderes, tomando o outro sempre de surpresa.
Orienta a felicidade: – Age com elevação moral sempre e aprenda a equipar-se com os recursos do amor que a tudo vence e amortece todos os golpes que sejam desferidos contra ti.

Determina a ilusão: – Embriaga-te no prazer, que é tudo que vale e tudo que temos ao alcance de nossas mãos.
Repete a felicidade: – Vence o mundo, educando-te e crescendo para a realidade, da tua consciência superior.

O homem moderno vive em nível de consciência muito inferior. É fisiológico, automatista, primitivo.
O homem espiritual transita em faixa de consciência elevada, e se apercebe da realidade da vida. É psicológico, idealista, compreensivo, racional, porque alcançou a dimensão intelecto moral lúcida.

Em que faixa de consciência queres permanecer?

Paulo Ratki

Analista e Coach Especialista em Inteligência Emocional Six Seconds Emotional Intelligence Assessment – SEI Presidente do LIDE RS Líderes Empresarias Grupo Dória

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

19 horas ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

20 horas ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

2 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

2 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

3 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

3 dias ago