INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Inteligência pode ser herdada da mãe?

Pessoas inteligentes devem agradecer suas mães, porque, de acordo com a ciência, essa característica é herdada do lado materno. Ao longo das décadas, diversos estudos sobre o tema foram realizados mostrando que são as mães que transmitem para os filhos a maior parte da carga genética relacionada às habilidades cognitivas.

O pesquisador americano Robert Lehrke, autor do livro Sex Linkage of Intelligence (em tradução livre para o português, “Ligação do sexo na inteligência”), afirma que grande parte da capacidade intelectual das crianças é gerada no cromossomo X, o que indica que as mulheres têm o dobro de probabilidade de repassar características ligadas à inteligência aos filhos, por terem duas vezes esse mesmo cromossomo X.

Um recente estudo realizado pela Universidade de Ulm, na Alemanha, descobriu que os danos cerebrais estão ligados a esse mesmo cromossomo. A comprovação para isso é o fato de que as deficiências mentais e intelectuais são 30% mais comuns nos homens.

Contudo, o estudo mais extenso sobre a relação que há entre os genes da mãe e a inteligência foi feito pelo “MRC Social and Public Health Sciences Unit”, nos Estados Unidos. Foram entrevistados mais de 12.000 jovens entre 13 e 22 anos, analisando diferentes variáveis sobre os indivíduos, como a cor da pele ou o nível sociocultural e econômico.

Os pesquisadores chegaram à conclusão de que o indicador comum que avaliava a inteligência da pessoa era o QI da mãe. Acredita-se que cerca de 50% da inteligência surge dos genes herdados. A inteligência é a capacidade que alguém tem para lógica, memorização, compreensão, autoconhecimento, comunicação, aprendizado, controle emocional, planejamento e resolução de problemas.

Pesquisas antigas reforçam essa tese

As pesquisas sobre o tema começaram em 1984 por estudiosos da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, que durante uma análise de componentes bioquímicos e genéticos descobriram que os genes das mães fornecem mais informações para o desenvolvimento de estruturas cerebrais, associados a forma como pensamos.

Dessa maneira, os pesquisadores decidiram realizar experiências com embriões de camundongos, modificando-os para reproduzir somente os genes da mãe ou do pai. A surpresa veio quando os embriões foram transferidos de volta para o útero e morreram.

Assim, os pesquisadores perceberam a existência de genes condicionados que se ativam apenas quando são herdados por vias maternas, sendo estes imprescindíveis para o desenvolvimento e sobrevivência do embrião. Com os embriões que eram cópias genéticas dos pais ocorria algo distinto: seus genes eram cruciais para o crescimento dos tecidos da placenta, mas estes também morreram.

Durante a pesquisa foi constatado ainda que os ratos que tiveram uma maior proporção de genes maternos desenvolveram um cérebro anormalmente grande e seus corpos eram muito menores. Já os ratos com genes paternos apresentavam cabeças pequenas e um corpo superdesenvolvido.

Os cientistas não encontraram nenhuma célula paterna no córtex cerebral, onde as estruturas nos permitem usar funções cognitivas mais complexas como a inteligência, a tomada de decisões, a linguagem e outras habilidades.

Imagem de capa: Shutterstock/Evgeny Atamanenko

TEXTO ORIGINAL DE MINHA VIDA

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Obra-prima da animação que venceu o Oscar está na Netflix e você precisa assistir

Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.

10 horas ago

O filme da Netflix que arranca lágrimas e suspiros e te faz ter fé na humanidade

Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.

12 horas ago

Dicas para controlar os gastos e economizar nas compras

Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…

2 dias ago

Minissérie lindíssima da Netflix com episódios de 30 minutos vai te marcar para sempre

Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…

2 dias ago

Saiba o que é filofobia, a nova tendência de relacionamento que está preocupando os solteiros

Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…

2 dias ago

‘Mal posso esperar para ficar cega’; diz portadora de síndrome rara cansada de alucinações

Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…

3 dias ago