A cantora Simaria recentemente anunciou seu afastamento dos palcos para cuidar da própria saúde. O anúncio surgiu após uma série de desentendimentos públicos com a irmã, Simone, a quem acusou de controlá-la em público e impedi-la de ser quem ela realmente é. Diante da situação, internautas resgataram trechos de entrevistas anteriores da cantora em que ela enaltece a si mesma e reconhece suas qualidades.
Alguns internautas identificaram traços de arrogância e narcisismo em declarações e atitudes de Simaria. Em uma das declarações que agora rendem assunto nas redes sociais, a cantora diz que, se pudesse, “doaria o dom dela” para a irmã cantar.
“Eu mandei um áudio pra ela [Simone] e disse: ‘Se eu pudesse transferir o meu dom pra você, eu te dava’. Não pensa que é fácil carregar isso aqui, mas Deus escolheu”, declarou a cantora em uma entrevista ao podcast PodDelas.
Consultado pelo Terra, o psiquiatra Daniel Bastos disse que vê fundamento na avaliação dos internautas.
“Até mesmo do ponto de vista leigo, é fácil identificar traços de narcisismo. A forma como ela desvaloriza o talento da irmã e se coloca em um pedestal é uma supervalorização do que ela faz e uma desvalorização da irmã. São traços do narcisismo”, explica o especialista
Segundo ele, o Transtorno de Personalidade Narcisista é ligado a celebridades, mesmo que não esteja restrito a elas. A atenção e fama que surgem nesse universo do show business são ingredientes básicos na fórmula narcisista.
Contudo, é difícil alguém com esses traços de personalidade procurar ajuda.
“A pessoa vive em um mundinho dela, com as características tóxicas ou não adaptadas, e acaba não sendo diagnosticada”, acrescenta o psiquiatra.
O médico faz questão de ressaltar que não basta apontar que determinado artista ou outro tem traços do Transtorno de Personalidade Narcisista, pois esse diagnóstico é clínico e é feito apenas por um psiquiatra, através da análise de comportamento. De acordo com o especialista, são três as principais características observadas em pessoas com essa condição:
1 – Grandiosidade: a pessoa que acredta ser “a última bolacha do pacote”;
2- Necessidade de adulação: precisa ser venerada e reconhecida pelos seus feitos;
3- Falta de empatia: ignora os esforços ou necessidades de outras pessoas ao seu redor.
O psiquiatra aponta ainda que, mesmo que pareça contraditório, essas pessoas costumam ter baixa autoestima. É por esse motivo, acrescenta Bastos, que elas sentem a necessidade de autoafirmação a todo tempo, com o sentimento de superioridade.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações do Terra.
Foto destacada: Reprodução/Instagram.
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…
Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…
Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…