O promotor distrital de Los Angeles, George Gascón, anunciou no último dia 24 que recomendaria a reavaliação das sentenças de prisão perpétua dos irmãos Erik e Lyle Menendez, condenados em 1996 pela morte dos pais, José e Mary Louise “Kitty ” Menéndez, em 1989. A decisão foi impulsionada por novas evidências que corroboram denúncias de abuso sexual sofrido por irmãos durante a infância.
A repercussão foi imediata, atraindo a atenção mundial, especialmente após o caso ser retratado na série antológica Monstros, de Ryan Murphy, e no documentário O Caso dos Irmãos Menendez , disponível na Netflix. Se aprovada por um juiz, a recomendação permitirá que Erik e Lyle sejam elegíveis para liberdade condicional, ou que reacendam o debate sobre a justiça de sua sentença.
Desabafo nas Redes
A esposa de Erik Menendez, Tammi, usou o X (antigo Twitter) para expressar suas emoções e preocupações. “Ontem foi um dia difícil e emocionante. Sou grata ao promotor Gascón por sua coragem de buscar uma nova sentença para Erik”, escreveu ela no dia 25.
Tammi, no entanto, também criticou Gascón por não ter ido além da recomendação. “Estou naturalmente desapontada por ele não ter agido de acordo com sua crença pessoal de que Erik e Lyle já cumpriram pena suficiente.”
Nos comentários, um internauta respondeu ao post afirmando que a cautela de Gascón pode ter sido motivada por possíveis resistências internas. “Sra. Tammi, acho que a razão pela qual ele seguiu esse caminho é porque outros promotores no escritório estavam ou vão contestar a recomendação. Dessa forma, está fora das mãos dele e vai para o juiz e os conselhos de liberdade condicional. Definitivamente um passo à frente, mas ele também está salvando a cara, na minha opinião”
Apoio nas redes
A decisão de Gascón recebeu apoio de personalidades, incluindo Kim Kardashian, que visitou os irmãos na prisão em setembro. Kardashian, conhecida por seu envolvimento em causas de justiça criminal, elogiou a iniciativa do promotor.
“Os irmãos Menendez receberam uma segunda chance na vida e acordarão amanhã finalmente elegíveis para uma audiência de liberdade condicional”, celebrou Kim nos stories de seu perfil no Instagram “Obrigada, George Gascón, por revisitar o caso dos irmãos Menendez e corrigir um erro significativo.”
Cooper Koch, ator responsável por interpretar Erik na série “Monstros” e que também os visitou na cadeia, também comemorou a recomendação.
“Estou tomado pela gratidão e esperança pelo progresso que vimos hoje”, o ator, que não tem redes sociais, celebrou por meio do Instagram Stories do perfil de seu irmão, Payton Koch. “A recomendação de Gascón acendeu um renovado senso de possibilidade de que Lyle e Erik possam finalmente ser soltos após décadas atrás das grades”.