A Universidade da Califórnia, nos EUA, criou lentes de contato que dão zoom piscando ou seguindo os movimentos oculares da pessoa.
Pesquisadores do Departamento de Engenharia Mecânica e Aeroespacial da Universidade da Califórnia publicaram um estudo, no qual apontam a fabricação de lentes de contato gelatinosas capazes de fazer zoom, como uma câmera, piscando duas vezes, ampliando a visão do usuário para artificial.
As lentes de contato são consideradas um robô flexível, pois consistem em duas partes: a parte elétrica e robótica e a parte que simula tecidos, células e músculos. Isso possibilita que as lentes respondam aos impulsos elétricos do movimento ocular para operar o mecanismo.
Essa inovação usa sinais eletro-oculares gerados pelos movimentos dos olhos (para cima, para baixo, ou da direita para a esquerda e vice-versa), para controlar a deformação e alteração da distância focal das lentes flexíveis.
A tecnologia dessas lentes reage à eletricidade e aos movimentos mecânicos do olho, razão pela qual é independente da visão que cada pessoa tem. Segundo o estudo, o zoom da distância focal pode chegar a 32%.
Os pesquisadores apontam que essas lentes ainda não estão prontas para comercialização, mas “elas podem ser usadas em próteses visuais, óculos ajustáveis e robótica remota no futuro “.
A ciência avança aos trancos e barrancos e a ficção científica se torna cada vez mais realidade.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.