Jovem brasileira é premiada depois de descobrir 25 asteroides em projeto da Nasa

Verena Paccola tem apenas 22 anos, mas já ostenta em seu currículo uma grande conquista. Ela foi premiada depois de descobrir 25 asteroides enquanto participava de um projeto da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos. Um dos corpos, de acordo com ela, pode se chocar com a Terra.

Trata-se de um asteroide batizado como fraco. Ele se movimenta na órbita de forma mais devagar. O seu tamanho e a possível data de colisão, no entanto, ainda estão em estudo nos Estados Unidos.

“Eu ainda não tive tempo de analisar qual dos 25 que é o asteroide fraco, que tem uma órbita diferente do resto. Mas quando eu analisar isso, vai dar para fazer sim o diâmetro, provavelmente, e ter uma ideia da órbita. É porque para definir essas coisas são várias observações no decorrer dos anos, de diferentes partes da Terra, para definir mais coisas dos asteroides”, disse a estudante ao g1.

psicologiasdobrasil.com.br - Jovem brasileira é premiada depois de descobrir 25 asteroides em projeto da Nasa

A brasileira, que cursa o segundo ano de medicina da USP em Ribeirão Preto (SP), falou ao g1 sobre a semelhança da sua história com a da personagem Kate Dibiasky, do filme “Não olhe para cima” (2021), da Netflix. No trama da produção de Hollywood, a personagem luta para alertar as autoridades após a descoberta. Na vida real, o caso já é conhecido e é acompanhado.

“As referências científicas no filme estão muito boas. Eles mostram o mesmo programa que eu usei para achar os asteroides. Falam do centro de Harvard e tudo mais”, disse ela estudante, que agora tem o sonho de conhecer a Nasa.

Verena foi premiada em Brasília em dezembro de 2021. Ela recebeu um troféu do coordenador do programa “Caça Asteroides”, da Nasa, e do ministro Marcos Pontes, da Ciência, Tecnologia e Inovações.

“Nunca que eu ia imaginar uma coisa dessas acontecendo na minha vida. Mesmo quando eu estava fazendo o treinamento, quando eu estava procurando, a gente nunca acha que vai dar certo assim do jeito que deu, ainda mais com esse asteroide importante. É muito mais do que eu imaginava”, contou.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de G1.
Fotos:






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.