Para qualquer estudante, completar os marcos acadêmicos pode ser um grande desafio. No entanto, esse desafio pode se tornar ainda maior se houver obstáculos no caminho que impeçam os alunos de se concentrarem no que precisam fazer. Esses obstáculos podem incluir falta de tempo, necessidades financeiras e até mesmo discriminação e falta de inclusão em algumas instituições de ensino.
Recentemente, a história inspiradora de Eleonora Caliri chamou a atenção. Eleonora é uma jovem de 35 anos portadora da síndrome de Down, que recentemente se formou na Universidade de Macerata, na Itália, depois de completar um curso de três anos em Ciências da Educação, Patrimônio Cultural e Turismo. Sua tese se concentrou no papel das mulheres na arte.
Segundo o jornal Il Messaggero, Eleonora sonha em abrir uma galeria de arte que também possa funcionar como um bar, além de se dedicar ao turismo. A Ministra da Deficiência, Alessandra Locatelli, parabenizou publicamente Eleonora por sua conquista, destacando que ela pode abrir portas para outras pessoas com síndrome de Down que desejam ingressar no ensino superior.
“Ela é uma artista talentosa e também já tem planos muito ambiciosos para o futuro. Tenho a certeza de que, graças às suas capacidades e ao apoio de uma rede familiar tão sólida, ela vai conseguir superar todos os desafios e realizar todos os seus sonhos”, disse a autarquia.
Segundo Eleonora, seu maior sonho é “viver em um mundo de cores, onde a raiva que carrego dentro de mim por não ser plenamente compreendida abra espaço para a possibilidade de emancipação laboral e financeira”.
Sua permanência na universidade lhe custou muito esforço, mas ela resistiu a todos os obstáculos. “Foi desgastante do ponto de vista do trabalho, mas também por ser algo novo, ter novos materiais, exigiu muito empenho e paciência da minha parte”, concluiu a aluna.
A história de Eleonora Caliri é uma prova de que, com determinação, perseverança e apoio adequado, qualquer obstáculo pode ser superado. Que seu exemplo possa incentivar mais pessoas a buscar seus sonhos e acreditar em si mesmas, independentemente das dificuldades que enfrentam.
Parabéns, Eleonora, por sua conquista extraordinária e por ser um exemplo incrível para todos nós!
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações do UPSOCL.
Foto destacada: Reprodução.