Izabelle Souza da Silva é a gari mais nova do Distrito Federal. Aos 18 anos, ela se divide entre o trabalho de varrição e recolhimento de lixo nas vias públicas de Ceilândia, com as aulas na faculdade de psicologia no período noturno. “Sempre tive interesse em cuidar da mente humana”, garante a jovem.
A jovem, que nasceu no município de Santa Inês, no Maranhão, chegou ao Distrito Federal ainda criança, aos 9 anos. Hoje ela vive com a mãe, a autônoma Mércia Paula da Silva, 35, e o irmão, 11.
“Viemos em busca de uma vida melhor. No Nordeste, não teríamos muitas oportunidades. Hoje, agradeço a Deus por tudo o que já conquistamos aqui”, comenta.
Desde fevereiro deste ano, Izabelle ajuda a mãe a arcar com as despesas de casa trabalhando diariamwente, das 6h às 15h, como gari. Nas horas vagas, a jovem faz curso de idioma japonês em um dos Centros Interescolares de Línguas do DF (CIL) e estuda inglês por conta própria. Ela também se matriculou em um curso de tecnologia da informação e análise de sistemas, além de cursar psicologia em uma faculdade particular durante a noite.
Sobre seu sonho de se tornar psicóloga, Izabelle acredita estar no caminho certo. “Eu gosto de acolher as pessoas. Nos dias de hoje, muitos têm problemas psicológicos. É muita dor, sofrimento e incompreensão. Fico muito feliz de ter escolhido essa área e sonho em ser uma doutora em psicologia. Também pretendo fazer concurso para atuar na Polícia Federal.”
Em 16 de maio deste ano, Dia do Gari, a jovem foi homenageada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), durante celebração da data e recebeu certificado de destaque na profissão.
Izabelle foi indicada ao prêmio de educação e habilitação para mulheres: “Viva o Seu Sonho”, da ONG Soroptmist International of the Americas, voltado a mulheres para que possam completar seus estudos, oferecendo os recursos de que precisam para aperfeiçoar a educação, habilidades e perspectivas de emprego.
A premiação no Brasil oferece US$ 5 mil. O prêmio internacional pode chegar a US$ 10 mil.
“Vou concorrer com pessoas do Brasil e também, internacionalmente. Para mim é uma honra fazer parte desse prêmio. Estou muito feliz com a indicação e pelo reconhecimento da minha história. Se eu ganhar, esse recurso vai ajudar muito na minha vida e formação. Estou confiante”, acredita a jovem.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações do Metrópoles.
Fotos: Rafaela Felicciano/Metrópoles.
Um homem foi arremessado de um carro em movimento após se recusar a sair do…
A jornalista inglesa Emma Flint conta que só descobriu o termo abrossexualidade aos 30 anos,…
Uma recente declaração de um padre sobre o uso de biquínis gerou um acalorado debate…
Saiba como traumas vividos na infância podem influenciar a vida adulta e como é possível…
Esta jóia do cinema disponível na Netflix envolve o espectador em uma trama de desejo…
Um filme ambicioso e bem realizado que fascina pelo espetáculo visual e pelas perguntas filosóficas…