Ele cresceu em um bairro habitado por apenas alguns moradores afro-americanos, mas depois de confessar que sempre se sentiu desconfortável andando sozinho nas ruas, sua fé na humanidade foi restaurada por dezenas de vizinhos que andavam com ele em solidariedade.
O homem de 29 anos viveu no bairro 12 de Nashville (EUA) durante toda a sua vida, depois que sua família se mudou para lá há 54 anos. Mas ao longo de sua vida, Shawn Dromgoole viu o bairro mudar drasticamente.
O aumento do valor das residências fez com que muitas famílias negras que moravam lá se mudassem para encontrar moradias mais acessíveis. Com isso, novas famílias se mudaram, a maioria branca e com melhor situação financeira – deixando Shawn se sentindo deslocado em seu bairro.
“Crescendo no meu bairro, eu sempre podia sentir os olhares, os carros diminuindo de velocidade quando passavam por mim”, disse Shawn ao Washington Post.
Juntamente com uma enxurrada de reportagens sobre saques e protestos contra o falecimento de George Floyd, surgiram postagens no Facebook alertando os vizinhos a tomar cuidado com “homens negros suspeitos”, o que acrescentou uma nova camada de medo ao desconforto de Shawn.
Então, três semanas atrás, ele foi ao Facebook e ao quadro de avisos da comunidade online, NextDoor, para expressar seu medo de andar sozinho em seu próprio bairro.
Shawn esperava pouco além de algumas palavras de encorajamento dos amigos, mas o que aconteceu depois foi muito mais do que ele esperava. Começaram a chegar mensagens de amigos e estranhos, dizendo que eles gostariam de andar com ele pelas ruas.
Então ele postou um horário e um local informando a todos, caso quisessem se juntar a ele em sua próxima caminhada. Quando ele chegou, 75 pessoas estavam esperando lá para se juntar a ele.
“Fiquei tão impressionado que ainda não consigo encontrar as palavras. Eu nunca escrevi esse post pensando que as pessoas iriam querer andar comigo ”, disse Shawn.
Ele ficou especialmente impressionado com o fato de a coisa toda parecer transcender as barreiras raciais. “Todo mundo estava com máscaras, então você acabou de ver um mar de pessoas e nem sabia qual era a cor da pele.”
Os holofotes edificantes sobre sua humanidade comum logo receberam cobertura da mídia local, e Shawn decidiu organizar uma segunda caminhada na área de Nashville e pressionar por caminhadas semelhantes nas cidades do país.
Recentemente, “Walk with Shawn” (caminhe com Shawn) atraiu multidões de quase 300 pessoas, com a notícia de que os vizinhos se conheceram, de acordo com a WTVF News. E Shawn recebeu mensagens de bairros da Geórgia, Minneapolis, Denver e Filadélfia, dizendo que começaram a copiar sua ideia.
Com sua nova campanha no GoFundMe, arrecadando US $ 7.000, ele reservou seu primeiro voo – para a Filadélfia para uma caminhada em 4 de julho. Sua esperança é, eventualmente, organizar uma caminhada em uma cidade diferente toda semana.
Eventualmente, seu sonho é atravessar o país inteiro, dando esperança a todos aqueles que têm medo de andar sozinhos.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Good News Network.
Fotos:Reprodução/Shawn Dromgoole.
Esta minissérie de 4 episódios que estreou no TOP 10 da Netflix se baseia em…
Um filme obrigatório a todos os amantes da sétima arte.
A participação do ex-ginasta Diego Hypolito no Big Brother Brasil tem gerado muita preocupação. Segundo…
Estudos indicam que entre 10% e 30% da população já apresentou sintomas relacionados ao esgotamento…
Os especialistas revelam o que pode estar por trás dos gestos e da polêmica escolha…
Se você der a sorte de encontrar este filme no catálogo da Netflix, não hesite…