Pessoas que sofrem de uma doença crônica, como é o caso da diabetes, se sentem pressionadas a lidar da melhor forma com a patologia, o que pode trazer conquências avassaladoras, sobretudo entre os indivíduos mais jovens – como aponta um estudo realizado na cidade de Quebec, no Canadá, e divulgado pela publicação Mega Curioso.
O estudo focou num grupo de adolescentes e jovens diagnosticados com diabetes tipo 1, que envolveu 3.544 indivíduos; e os resultados foram comparados com uma experiência feita com outro grupo na mesma faixa etária, mas que não sofria da doença , composto por 1.388.397 jovens.
De acordo com o estudo, indivíduos entre os 15 e 25 anos que sofrem de diabetes estão três vezes mais predispostos a tentar rirar a própria vida, relativamente a jovens da mesma idade e saudáveis.
Adicionalmente, a diabetes também impacta na saúde mental. Jovens diabéticos apresentam uma probabilidade 1,5 mais elevada de terem ou desenvolverem depressão e ansiedade.
Marie-Eve Robinson, pediatra e líder do estudo, afirmou que já era conhecido o fato de que crianças e jovens com diabetes tipo 1 apresentavam igualmente um maior risco para sofrerem de patologias mentais. Todavia, a especialista pretendia descobrir se essa correlação continua na vida adulta, sendo que infelizmente sim.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Notícias os Minuto.
Foto destacada: @DR
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…
Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…
Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…
Segundo a psicóloga Drª. Alexandra Stratyner, “a infância é um período crucial para o nosso…