A jogadora de vôlei Key Alves foi confirmada como participante do grupo “Camarote” no “BBB 23” e já despertou a curiosidade do público ao revelar que se considera uma pessoa sapiossexual.
“Eu gosto de homens mais velhos, apesar de ser nova. Porém, o que me deslumbra mesmo é a inteligência. Sou atraída pelo QI. Amo os inteligentes”, disse a atleta em uma recente entrevista ao IG.
Mesmo que o termo já tenha sido mencionado por outras pessoas famosas, como a culinarista e apresentadora Bela Gil, ele ainda causa muitas dúvidas. Afinal, o que é a sapiossexualidade?
O termo surgiu a partir do prefixo “sapien”, que significa “inteligência” em latim, e é usado para definir a atração pela inteligência do outro. Isso quer dizer que os sapiossexuais veem a capacidade cognitiva como uma influencia direta em seu impulso de se envolver com alguém.
De acordo com uma pesquisa realizada pela University of Western, da Austrália, o intelecto pode sim ser um fator determinante para que muitas pessoas se atraiam ou não por outras.
Os pesquisadores ouviram mais de nove mil participantes de 33 países. A pesquisa indicou que a inteligência era o segundo fator mais relevante na hora de conhecer pretendentes, ficando na frente da criatividade, fatores econômicos, personalidade e aparência física.
É preciso destacar, no entanto, que apesar de ser considerado por muitos como uma orientação sexual, como a heterossexualidade e a homossexualidade, a sapiossexualidade não é consenso na comunidade LGBTQIA+ por se tratar na verdade de uma preferência, e não orientação.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações do site Mulher.
Foto destacada: keyalves/Instagram.
A participação do ex-ginasta Diego Hypolito no Big Brother Brasil tem gerado muita preocupação. Segundo…
Estudos indicam que entre 10% e 30% da população já apresentou sintomas relacionados ao esgotamento…
Os especialistas revelam o que pode estar por trás dos gestos e da polêmica escolha…
Se você der a sorte de encontrar este filme no catálogo da Netflix, não hesite…
Estudos recentes e a psicologia nos ajudam a entender por que algumas pessoas são capaz…
A psicologia pode ajudar a entender o que está por trás desse hábito que desperta…