COMPORTAMENTO

Lei finalmente garante que comércio doe comida que não é vendida sem medo de punições

A fome atinge 5,2 milhões de pessoas no Brasil, segundo o relatório internacional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Mesmo assim, supermercados, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais brasileiros tinham receio de doar para instituições e famílias necessitadas os alimentos e as refeições próprios para consumo que não são vendidos.Os estabelecimentos temiam ser processados caso a comida doada fizesse mal a alguém. Entretanto, isso está prestes a mudar!

Uma nova lei que autoriza a doação desses alimentos, apresentada pelo senador Fernando Collor e aprovada no Senado neste mês, foi finalmente sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro e saiu no Diário Oficial desta quarta-feira, 24.

Antes da decisão, alimentos em ótimo estado que sobravam em muitos restaurantes, bares, lanchonetes e supermercados chegavam a ser descartados como lixo. A partir da lei,
a responsabilidade do doador de boa vontade acaba no momento em que ele entrega o alimento e o comerciante ganha incentivo para ajudar as pessoas que passam fome nessa pandemia.

A lei prevê que o doador e o intermediário da entrega do alimento só responderão criminalmente por danos causados pelos alimentos doados se agirem com dolo, ou seja, se a ação tiver o intuito comprovado de prejudicar a saúde da outra pessoa.

Vale ressaltar que a doação só pode ser de alimentos in natura, produtos industrializados e refeições prontas, todos ainda próprios para o consumo humano. Além disso, os itens devem estar dentro do prazo de validade e em condições de conservação especificadas pelo fabricante, quando aplicável;

O texto da lei ainda prevê que os alimentos devem ter as propriedades nutricionais mantidas, ainda que tenham sofrido dano parcial ou apresentem aspecto comercialmente indesejável. A integridade e segurança sanitária não podem ter sido comprometidas, mesmo que haja danos à sua embalagem.

A Secretaria-Geral da Presidência da República explicou que, além de combater o desperdício de alimentos, a medida pretende “combater a fome e a desnutrição, valorizar a responsabilidade social e a solidariedade entre os brasileiros e auxiliar a superação da crise econômica e social gerada pela atual pandemia”.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Só Notícia Boa.
Foto destacada: Reprodução.

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

Para a psicologia, o que significa ter muitas roupas que você não usa?

Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…

1 hora ago

Mãe recorre à Justiça para deixar de sustentar filha de 22 anos que não estuda e nem trabalha

Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…

3 horas ago

Obra-prima da animação que venceu o Oscar está na Netflix e você precisa assistir

Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.

19 horas ago

O filme da Netflix que arranca lágrimas e suspiros e te faz ter fé na humanidade

Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.

21 horas ago

Dicas para controlar os gastos e economizar nas compras

Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…

2 dias ago

Minissérie lindíssima da Netflix com episódios de 30 minutos vai te marcar para sempre

Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…

2 dias ago