Após o falecimento do ex-jogador Pelé na última quinta-feira (29), decorrente de um câncer, o humorista Leo Lins causou controvérsia nas redes sociais ao fazer uma piada envolvendo o nome do craque e o da influenciadora Gkay.
Nos stories do Instagram, o ex-integrante do programa The Noite postou uma foto de Pelé em preto e branco com a seguinte legenda: “Foi a Gkay entrar no hospital que até o Pelé foi embora”, escreveu na publicação.
O post repercutiu quase imediatamente e muitas pessoas criticaram o comentário do humorista. “Nunca será Fábio Porchat, primeiro que o Porchat não apoia o Bolsonaro igual a ele né”, disse uma seguidora da página Choquei. “Avisa ele que ninguém riu”, escreveu outra.
“Esse não é o ‘humorista’ que gosta de fazer as piadas sem graça? Queria ver se ele tem coragem de zoar a vida dele… Preguiça deste humor ácido”, comentou uma terceira pessoa.
Mas também houve quem defendesse Léo Lins. No Twitter, Danilo Gentili repostou um tweet do perfil Choquei, que repercutia o caso, e fez o seguinte comentário: “Vocês estão puxando linchamento pro Leo Lins por quê? Ele fez a MESMA piada que o Porchat 4 dias atrás. Por que com um rola essa manchete e com o outro não? Não acham que fica muito na cara?”
Vale destacar que Leo Lins está envolvido em outras polêmicas devido a comentários considerados ofensivos ou de mal gosto. Em agosto deste ano, o ex-contratado do SBT foi condenado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) a pagar R$44 mil de indenização à mãe de um menino autista.
A ação foi movida em 2020 por Adriana Cristina da Costa Gonzaga, após uma publicação feita no perfil de Aline Mineiro, namorada do humorista na época. A modelo havia feito um comentário polêmico sobre o rapaz, repercutindo em páginas e grupos da comunidade autista.
“Como em todas as festas, ele não fala nada, é um pouco autista”, disse Aline Mineiro. Ao entrar em contato com Leo Lins para que ele aconselhasse a namorada, a mãe do garoto acabou sendo ofendida pelo ex-contratado do SBT e decidiu iniciar o processo.
Em outubro de 2021, a dançarina Thais Carla ganhou uma batalha judicial contra Léo Lins após o humorista publicar um vídeo divulgando os dados pessoais e imagem da influenciadora digital sem sua autorização, ridicularizando-a com diversas frases preconceituosas e gordofóbicas. A indenização estipulada pela Justiça na ocasião foi de R$5 mil.
“O réu exalou inequívoca gordofobia, inclusive encorajando que as pessoas inscritas nas suas redes sociais publicassem mensagens igualmente ofensivas contra ela. Não há dúvidas da ofensa sofrida.”, disseram na setença os juízes Francinaldo Santos Palmeira e Carolina Almeida da Cunha Guedes.
“É dever estatal proteger as minorias. Dessa maneira, não é tolerável o discurso de ódio ou quaisquer atividades nocivas à Dignidade do Outro. Liberdade de expressão não é um salvo-conduto para humilhar, expor a execração pública”
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações do Contigo.
Fotos: Reprpodução.
A inteligência artificial (IA) tem revolucionado diversas áreas, transformando o modo como interagimos com tecnologia…
Um filme cativante que agrada homens e mulheres ao misturar alguns dos elementos mais clássicos…
O cosmonauta soviético Vladimir Mikhaylovich Komarov realizou uma das missões mais arriscadas e trágicas da…
A nova minissérie da Netflix apresenta o público a uma história engenhosa e surpreendente que…
O longa-metragem tem sido muito elogiado por críticos por sua capacidade de emocionar e educar,…
Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…