A cantora Lexa abriu o coração durante sua participação no programa “PodPeople” na última segunda-feira (11), ao discutir pela primeira vez um diagnóstico recente de uma doença autoimune conhecida como tireoidite de Hashimoto.
“Fui fazer uns exames que minha ginecologista pediu. Descobri que tenho uma doença chamada tireoidite de Hashimoto… A minha memória parece que é meio curta, tenho esquecimentos o tempo inteiro. Percebi algumas coisas, mas o esquecimento era o pior de todos, revelou a artista. “Quando recebi o diagnóstico, fiquei muito triste. Ninguém quer ter uma doença autoimune”.
A psiquiatra e apresentadora do podcast, Ana Beatriz Barbosa, explicou durante a entrevista que essa doença ocorre quando os anticorpos do corpo atacam a tireoide, uma glândula essencial para o metabolismo. Ela também mencionou que retenção de líquidos e dificuldade em perder peso são outros sintomas frequentemente associados à tireoidite de Hashimoto.
Lexa complementou essas informações, mencionando as críticas recentes que enfrentou em relação à sua aparência física. “As pessoas ficavam me criticando na internet. ‘Ela fez harmonização facial’. Não, gente. Eu tenho uma doença autoimune que, por isso, tenho mais dificuldade [de perder peso], altera”, enfatizou.
A especialista também esclareceu que a probabilidade de essa doença se transformar em câncer é praticamente nula e listou alguns dos sintomas comuns. “É chato, dá um pouquinho de depressão porque você fica se sentindo mais lenta e começa a ficar com uma autocrítica. Aí, de repente, baixa um pouquinho o tesão. Pode dar a unha mais quebradiça, pode dar queda de cabelo, cabelo fica mais fino. Uma série de coisas que tem que regularizar mesmo. Muitas mulheres têm e não sabem”
Lexa compartilhou também que agora precisa tomar medicamentos diariamente para controlar sua condição, que afetou profundamente sua memória. “Às vezes eu estava em uma linha de raciocínio e eu esquecia, pedia para alguém me lembrar. Eu falei assim: ‘agora preciso falar sobre isso pois muitas mulheres tem e não sabem. Às vezes estão em quadros depressivos”, concluiu a cantora.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações da CNN Brasil.
Foto destacada: Reprodução/YouTube.
Ele preferiu cumprir uma jornada semanal de quase 8.850 quilômetros até a universidade: "Dinheiro melhor…
Um filme aconchegante e inspirador que brilha ao explorar a beleza em todos os seus…
A atriz Leandra Leal usou as redes sociais para compartilhar uma emocionante história envolvendo sua…
Ivy Faria, filha caçula do ex-jogador e atual senador Romário, emocionou a todos durante sua…
Um filme maravilhoso e inspirador que já fez muitas pessoas refletirem sobre a maneira como…
Jenna Brotherson, de 27 anos, viralizou nas redes sociais ao contar a sua inusitada história…