Luto infantil: cada criança tem uma história pra contar…

Quero compartilhar com você, leitor, uma atividade simples para ajudar uma criança na elaboração do luto. Existe uma variedade de técnicas – mas esta é uma das que mais gostei durante minhas pesquisas sobre elaboração do luto infantil. Lembrando que independente das técnicas que você utiliza, é imprescindível o carinho e a empatia com a criança.

Para ajudar na progressão do luto, trabalhando a lembrança de tempos e acontecimentos associados à pessoa que morreu, você pode se utilizar da técnica “Livro eu me lembro”. 

Comece perguntando à criança se ela gostaria de escrever um livro especial sobre a pessoa que morreu. A partir da aceitação da criança, numa folha solta de papel, você anota todas as lembranças que ela tem da pessoa que morreu.

Dependendo da idade da criança, você pode escrever uma pequena descrição do falecido, juntamente com suas preferências de comidas, time de futebol, dentre outras e pode acrescentar elementos que em comum ou não com a criança.

Posteriormente, você e a criança decidem juntos a sequência em que esses fatos/lembranças devem entrar no livro, sendo que  pode ser em ordem cronológica ou classificada por tópico, ou como a criança achar melhor. Ambos escrevem o livro juntos, embora a criança deva fazer sozinha o máximo que for possível.

Podem ser incluídas no livro fotos ou ilustrações, velhos ingressos de eventos nos quais a criança e a pessoa falecida foram juntas, ou outras recordações.

No final do livro, você acrescenta um lembrete de que embora a pessoa tenha morrido, as lembranças podem ser mantidas vivas.

*Essa dica de atividade é especialmente para terapeutas e outros profissionais que trabalham com crianças enlutadas.
Fonte: Hobday, A., & Ollier, K. (1998). Terapia criativa: atividades com crianças e adolescentes. São Paulo: Edições Loyola.

CLÍNICA DE PSICOLOGIA DEISE AZEVEDO

Fone: 45 9838-4425 – em Cascavel-PR

*Atendimento – particular e convênios

Acompanhe nossa Fanpage https://www.facebook.com/consultoriodepsicologiaa

E-mail: [email protected]