DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Mãe de menino autista recebe mensagem de outra mãe negando convite para festa de criança: ‘Seu filho é problemático’

Sara Onori, de 22 anos, é mãe do pequeno Arthur de 2 anos. Ela viveu na última semana uma situação bastante dolorosa, mas que, infelizmente, é comum a muitas mães com filhos que precisam de cuidados especiais. Foi através do Whatsapp que ela recebeu a mensagem da mãe de um colega do seu filho, dizendo que não iria convidar Arthur para a festa da criança: “Seu filho é meio problemático”, disse a mulher.

A mãe da criança ainda diz na mensagem que a negativa do convite é porque “as outras crianças vão ficar incomodadas”. A mulher finaliza dizendo “Espero que você me entenda”.

Sara conta que estava em um grupo de mensagens com outras mães e em dado momento percebeu que elas falavam de uma festa. Ao perguntar que festa seria, recebeu a mensagem da mulher e ficou tão chocada que nem sequer respondeu: “Ela era minha amiga e tenho certeza que sabia da condição do Arthur, fiquei tão triste com a mensagem que estou até agora sem ação”, desabafou.

A família do menino mora em Campo Grande (MS). Os pais receberam o diagnóstico há pouco mais de 3 meses, após consulta com um neurologista. “Notei que ele levou mais tempo que as outras crianças para andar e falar”.

“O Arthur também tem fixação com movimentos repetitivos, então ele gosta de acender e apagar a luz, observar o ventilador, ver o movimento das rodas. Ele não é ‘problemático’, é sensível e só precisa de um pouco de paciência das pessoas ao redor para se encaixar.”

Sara conta que as mães que estavam no grupo são pessoas próximas e acompanham sua busca por entender o autismo desde as primeiras suspeitas com Arthur, incluindo a mãe que enviou a mensagem. “Depois do que aconteceu eu fui lembrando das coisas e percebi que ela nunca me deu apoio, então, acho que já havia um preconceito aí”, lamenta.

Ela compartilhou a foto com a família e o pai do menino. O print da mensagem foi publicado no facebook com um desabafo, o post foi compartilhado mais de 6 mil vezes e recebeu 4.420 mil comentários.

Os pais do menino trabalham fora e para que Arthur sinta o mínimo de desconforto possível, mantém uma rotina bem definida. Toda a família adaptou-se às necessidades do menino e o rodeiam de carinho e cuidado para que se sinta seguro. Apesar da atitude da mãe do garoto, Sara diz que não pretende levar o caso adiante:

“Eu não vou processá-la nem nada. Acho que só a repercussão que teve já é lição suficiente, o importante é que ela entenda o quanto sua atitude foi egoísta e melhore como pessoa.”

Os pais de Arthur têm um perfil no Instagram onde compartilham informações sobre autismo. Sara afirma que gostaria que a dor que sentiu com o comentário da mulher sirva para sensibilizar outros pais de modo que entendam a necessidade de conversar com os filhos sobre inclusão:

“A gente pensa que isso só acontece com os outros, mas o preconceito é algo ainda muito forte para as pessoas diante do que não é considerado ‘normal’ para elas. Autismo é um transtorno e não vou deixar isso atingir meu filho, ele é um menino como qualquer outro que vai brincar, se divertir e fazer amigos que o respeitem como ele é”, finaliza.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de G1.
Foto destacada: Sara Onori/Arquivo pessoal.

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

1 dia ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

1 dia ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

2 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

2 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

3 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

3 dias ago