Mirelle Bueno é Mãe de Santo e mora em de Pirassununga (SP), ela tem feito videos para desmistificar mitos que cercam a Umbanda dentro e fora da família. Ela criou o canal Exú Não é Diabo depois que seu irmão proibiu seu sobrinho de frequentar o terreiro dela. Mirelle já tinha vivido um episódio de intolerância religiosa. Mas sua resposta à mulher que passou óleo ungido no seu terreiro com uma carta de agradecimento.
O irmão de Mirelle não gostou de saber do interesse do filho pela Umbanda. O adolescente de 16 anos foi proibido de frequentar o terreiro e pediu para Mirelle se afastar do sobrinho, senão ele destruiria o terreiro dela. O que foi pena: Mirelle e o sobrinho tinham uma boa relação.
“Foi uma surpresa ele querer entrar no terreiro. Fiquei orgulhosa e achei que todo mundo ficaria por causa do senso de responsabilidade que o terreiro dá. Ele começou a frequentar, e a gente se aproximou muito”, contou Mirelle em entrevista ao Razões para Acreditar.
Ela reconhece que a falta de informação é central no preconceito do irmão. Inclusive, a Mãe de Santo se considera responsável pela situação, pois considera não ter demonstrado dentro da família o quanto a Umbanda fez dela uma pessoa melhor. Dessa necessidade que nasceu o canal no youtube Exú não é Diabo.
“Fiquei pensando numa forma efetiva de combater o preconceito. Concluí que nunca falei com a minha família sobre a religião. Eles só não gostam porque não conhecem, e eu sei que um monte de gente não gosta porque acha que é do jeito que os outros falam”, conta Mirelle.
“Eu quero que todo mundo veja a Umbanda do jeito bonito que ela é: de caridade, amor, humildade. Se todo mundo dissesse ‘olha, não conheço, mas se faz bem a você, tá bom’, o mundo seria um lugar melhor.”
A intolerância religiosa é um tema importante para os psicólogos, pois é motivo de diversos conflitos interpessoais. É importante na prepação do psicoterapeuta que ele tenha conhecimento sobre as religiões e as religiosidades, para dessa forma poder atuar de forma a mediar conflitos e propor saídas assertivas para eventuais crises que possam surgir.
Com informações de Razões para Acreditar
Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…
Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…