DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Mãe diz que nunca lavou cabelo da filha de 2 anos: “Não farei isso até que ela chegue à puberdade”

Uma mãe italiana causou polêmica ao revelar que nunca lavou o cabelo da filha. Echika, que vive em uma pequena cidade rural na Itália e é mãe de dois filhos, adora ver seus filhos brincando na terra. No entanto, quando eles voltam para casa sujos, ela os coloca no chuveiro, mas evita lavar seus cabelos.

Essa prática começou com seu filho mais velho. Quando ele tinha cerca de um ano, Echika tentou lavar o cabelo dele com xampu e condicionador, mas ele não reagiu bem. Decidiu então parar de usar esses produtos.

Quando sua filha nasceu, Echika prometeu também não lavar o cabelo dela. Dois anos depois, ela mantém essa promessa. Em um vídeo nas redes sociais, sua filha aparece com longos cabelos loiros. Echika explica que, ocasionalmente, molha o cabelo da filha com água, mas evita usar sabonete ou xampu. “Deixe seu filho desfrutar de cabelos longos e saudáveis sem nós!”, afirmou.

Contrariando a expectativa de que o cabelo da menina estaria sujo e emaranhado, Echika garantiu aos seus seguidores que o cabelo das crianças fica limpo apenas com água. “[As crianças] sujam os cabelos de comida, mas basta lavar com água”, disse ela. “Você pode usar uma máscara capilar e um pouco de óleo para perfumar ocasionalmente. O xampu remove todos os óleos bons.”

Para manter o cabelo dos filhos perfumado, Echika usa uma máscara capilar “uma vez por semana ou a cada duas semanas” e aplica óleo de argan no cabelo da filha “ocasionalmente”. “Nunca lavei o cabelo dela”, escreveu Echika. Ela também assegurou que o cabelo dos filhos não fica oleoso. “Enxágue com água e os óleos naturais fazem o resto”, afirmou.

Echika acredita que lavar o cabelo com xampu frequentemente remove os óleos naturais, o que pode ser prejudicial para crianças pequenas. Ela mencionou que, ao chegar à puberdade, avaliará a necessidade de outros cuidados capilares para sua filha. Mesmo assim, muitos pais reagiram negativamente à ideia, considerando-a “nojenta”.

“Minha filha sempre sujava o cabelo de comida”, disse um pai. “Eu tenho que usar sabonete ou xampu.” Outro perguntou: “Então você está dizendo que ela tem dois anos e você nunca lavou o cabelo dela? E quanto a brincar na areia, na lama ou usar tinta e protetor solar?” Outro ainda comentou: “Isso deve cheirar mal. Deve ser nojento.”

Por outro lado, alguns pais apoiaram Echika. “Também nunca lavei o cabelo do meu filho de dois anos e ele está limpo e macio”, concordou um pai. “As pessoas esquecem que ela é uma criança pequena, então não precisa de tudo isso”, disse outro. “Por que lavar o cabelo de um bebê ou criança pequena se não está cheio de tinta ou algo assim?”

De fato, até 1 ano de idade, as crianças têm pouca exposição à sujeira, então lavar o cabelo uma ou duas vezes por semana é geralmente suficiente, exceto em dias de calor e suor intenso. A partir do primeiro ano, é aconselhável lavar em dias alternados, segundo o tricologista e nutrólogo Valcinir Bedin. “Se fizer isso todos os dias, retira o óleo natural do couro cabeludo. Se lavar com menos frequência, corre o risco de cultivar sujeira.” Ele também recomenda usar pouca quantidade de xampu ou sabonete e evitar água muito quente para minimizar danos aos fios.

Além disso, após a lavagem, é importante garantir que os cabelos estejam bem secos. Para bebês acima de 6 meses, pode-se usar secador com temperatura fraca e a uma distância mínima de 30 centímetros.

***
Fonte: Revista Crescer.

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Filha de Simony, Aysha Benelli conta como transformou seu corpo sem passar por cirurgia

Filha da cantora Simony com o rapper Afro-X, Aysha tem impressionado os fãs pela transformação…

13 horas ago

Claudia Rodrigues faz declaração comovente para a namorada: “Se estou viva, é culpa sua!”

A atriz de 54 anos e a empresária Adriane Bonato estão juntas desde 2022.

17 horas ago

Fim do mistério: Mulher desaparecida em 1972 é encontrada viva aos 68 anos

Sheila Fox tinha apenas 16 anos quando desapareceu sem deixar vestígios em 1972.

2 dias ago

Goleiro de 16 anos morre após defender pênalti com o peito em partida amadora

O acidente ocorreu na madrugada da última segunda-feira (6), em Maués, no Amazonas.

2 dias ago

Jovem relata como contraiu HPV na mão ao frequentar academia

"No começo achei que fosse um calo porque era uma lesão mais grosseira, áspera”, contou…

3 dias ago

Filme de suspense que é considerado um dos melhores dos últimos 10 anos chega à Netflix

O aclamado diretor de "Corra!" e "Nós" mais uma vez arrancou elogios da crítica com…

3 dias ago