COMPORTAMENTO

Maturidade emocional não é uma questão de idade

Por Sílvia Marques

Ok.Ok.Ok. Sabemos que com o decorrer do tempo e com as experiências de vida vamos aprendendo milhares de coisas. Aprendemos a detectar certas ciladas com mais facilidade. Descobrimos que certas situações realmente nos incomodam, que não conseguimos nos adaptar a tudo e a todos. Descobrimos potencialidades e interesses que na adolescência não conhecíamos.

Muitas vezes, até mesmo descobrimos que aquele nosso jeitão do início da nossa juventude não é tão mau assim. Defeitos passam a ser vistos como qualidades. Qualidades como defeitos. Alguns dos nossos referencias também podem mudar. Aquela colega de classe que a gente achava maravilhosa aos 17 anos , de repente , a gente descobre aos 30 que era apenas uma garota bonitinha e comum. Aquele garoto valentão que adorava intimidar e dar apelidos idiotas, era apenas um menino inseguro que queria chamar a atenção.

Descobrimos também que alguns esquemas não funcionam. Pelo menos para nós. Sim, a vida ensina lições preciosas. Por outro lado, é possível encontrar muito gente no começo da casa dos 20 anos com uma cabeça incrível e muitas outras com mais de 40 extremamente imaturas.

Totalmente amadurecido ninguém é em nenhuma idade. Sempre há um toque de imaturidade nas pessoas. Porém, algumas extrapolam os limites da paciência. Sim, existem meninas de 40 anos que ainda se sentem a rainha do baile ou a líder da torcida, ignorando ou tentando ignorar que existem outras pessoas ao redor com igual ou até maior potencialidade. Existem ainda os valentões de 40 e poucos anos que adoram intimidar os socialmente mais fracos. Existem as mulheres e homens na casa dos 30 que fazem tudo que um casal de namorados faz , mas não suportam serem tachados de namorados.

Sim, em todas as idades , encontramos pessoas altamente autocentradas , iludidas , narcísicas ao extremo, vivendo de glórias do passado. Em todas as idades, encontramos pessoas extremamente preconceituosas, fechadas , que não conseguem pensar fora da caixa. Em todas as idades, encontramos pessoas alérgicas a qualquer tipo de comprometimento. Pessoas que confundem estar amando e se relacionando com estarem presas.

Em todas as idades , encontramos pessoas incapazes de honrar sua palavra e de demonstrar um mínimo de empatia pelos outros. Em todas as idades , encontramos pessoas ignorantes por opção, que desprezam qualquer tipo de elaboração intelectual. Em todas as idades , encontramos os maria-vai-com-as-outras.

Se o tempo nos ensina muito, por outro lado, algumas coisas fazem parte de nós , do nosso jeito de ser. Sim, é possível bater um papo bem inteligente com um jovem de 20 anos e bocejar diante de um homem de 40 bem-sucedido. É possível sim encontrar uma jovem de 20 anos preparada para entrar de cabeça numa relação afetiva e outra de 40 morrendo de medo de se comprometer. É possível encontrar jovens com alto senso de realidade e pessoas com mais de 40 que ainda vivem na torre do castelo. Clique no link abaixo e escute um comentário sobre o tema do atual post.

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Obra-prima da animação que venceu o Oscar está na Netflix e você precisa assistir

Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.

13 horas ago

O filme da Netflix que arranca lágrimas e suspiros e te faz ter fé na humanidade

Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.

14 horas ago

Dicas para controlar os gastos e economizar nas compras

Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…

2 dias ago

Minissérie lindíssima da Netflix com episódios de 30 minutos vai te marcar para sempre

Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…

2 dias ago

Saiba o que é filofobia, a nova tendência de relacionamento que está preocupando os solteiros

Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…

2 dias ago

‘Mal posso esperar para ficar cega’; diz portadora de síndrome rara cansada de alucinações

Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…

3 dias ago