Medalha de bronze em Paris, Jade Barbosa precisou superar lesões e treinadora abusiva

Jade Barbosa, uma das principais referências da Ginástica artística no país, teve uma participação dupla fundamental na conquista da inédita medalha de bronze por equipes nas Olimpíadas de Paris-2024.

A ginasta de 33 anos não apenas compôs o trio selecionado para o salto, mas também foi responsável pelo desenho dos collants que ela e suas companheiras Rebeca Andrade, Flavia Saraiva, Julia Soares e Lorrane Oliveira usaram durante a competição. O design inovador dos uniformes contribuiu para o brilho das atletas brasileiras, que encantaram o público presente.

No último aparelho, Jade foi a primeira a saltar. Apesar de um desequilíbrio na aterrissagem, conseguiu uma nota de 13.366, crucial para o desempenho da equipe. A ginasta, que iniciou sua trajetória aos 15 anos, já coleciona grandes resultados, incluindo o bronze no Mundial de 2007 e três medalhas nos Jogos Pan-Americanos de 2008.

Jade estreou em Olimpíadas em Pequim-2008 e participou da Rio-2016. Ao longo de sua carreira, enfrentou desafios como lesões e a pressão intensa de uma treinadora abusiva. Em entrevista ao podcast Cara a Tapa, no ano passado, a atleta contou que chegou a ter pedras nos rins porque era impedida de beber água livremente.

Em 2019, sofreu o rompimento do ligamento cruzado do joelho esquerdo e, em 2021, uma entorse no mesmo joelho a afastou das competições, impedindo-a de tentar uma vaga para Tóquio-2020. Contudo, não se afastou do esporte, atuando como comentarista na TV Globo, onde comemorou emocionada o ouro de Rebeca Andrade no Japão.

Hoje, Jade volta ao pódio olímpico, desta vez ao lado de Rebeca, celebrando a primeira medalha por equipes da ginástica artística feminina brasileira. A atleta do Flamengo acumula quase cem medalhas, sendo a última delas o ouro na Copa do Mundo de Ginástica Artística em março deste ano, antes do bronze em Paris.

A trajetória de Jade Barbosa é um exemplo de resiliência e dedicação, inspirando novas gerações de ginastas no Brasil e consolidando seu nome na história do esporte olímpico.






Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.