Jade Barbosa, uma das principais referências da Ginástica artística no país, teve uma participação dupla fundamental na conquista da inédita medalha de bronze por equipes nas Olimpíadas de Paris-2024.
A ginasta de 33 anos não apenas compôs o trio selecionado para o salto, mas também foi responsável pelo desenho dos collants que ela e suas companheiras Rebeca Andrade, Flavia Saraiva, Julia Soares e Lorrane Oliveira usaram durante a competição. O design inovador dos uniformes contribuiu para o brilho das atletas brasileiras, que encantaram o público presente.
a jade mostrando alguns dos collants que ela fez pra ginástica ao longo dos anos 🥹 pic.twitter.com/Zb5AYuQjFO
— ana do defy (@easilydazed) July 29, 2024
No último aparelho, Jade foi a primeira a saltar. Apesar de um desequilíbrio na aterrissagem, conseguiu uma nota de 13.366, crucial para o desempenho da equipe. A ginasta, que iniciou sua trajetória aos 15 anos, já coleciona grandes resultados, incluindo o bronze no Mundial de 2007 e três medalhas nos Jogos Pan-Americanos de 2008.
Jade estreou em Olimpíadas em Pequim-2008 e participou da Rio-2016. Ao longo de sua carreira, enfrentou desafios como lesões e a pressão intensa de uma treinadora abusiva. Em entrevista ao podcast Cara a Tapa, no ano passado, a atleta contou que chegou a ter pedras nos rins porque era impedida de beber água livremente.
Jade Barbosa mereceu MUITO essa medalha.
Uma grande história de superação da Ginástica Brasileira 😭 #Paris2024 pic.twitter.com/UFhlnRMD1R
— Tracklist (@tracklist) July 30, 2024
Em 2019, sofreu o rompimento do ligamento cruzado do joelho esquerdo e, em 2021, uma entorse no mesmo joelho a afastou das competições, impedindo-a de tentar uma vaga para Tóquio-2020. Contudo, não se afastou do esporte, atuando como comentarista na TV Globo, onde comemorou emocionada o ouro de Rebeca Andrade no Japão.
Hoje, Jade volta ao pódio olímpico, desta vez ao lado de Rebeca, celebrando a primeira medalha por equipes da ginástica artística feminina brasileira. A atleta do Flamengo acumula quase cem medalhas, sendo a última delas o ouro na Copa do Mundo de Ginástica Artística em março deste ano, antes do bronze em Paris.
A trajetória de Jade Barbosa é um exemplo de resiliência e dedicação, inspirando novas gerações de ginastas no Brasil e consolidando seu nome na história do esporte olímpico.
Jade Barbosa, uma vida inteira dedicada a ginástica artística.
Aos 33 anos conquista a sua medalha olímpica.
JADE BARBOSA MEDALHISTA OLÍMPICA VOCÊ MERECE DEMAIS!!!! O BRASIL APENAS AGRADECE 🇧🇷 pic.twitter.com/VvCnPOg0M5
— bia (@itzschelsea) July 30, 2024