
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (67), foi hospitalizada após passar mal durante um compromisso oficial no dia 15 de abril. Segundo informações, a política sofreu uma queda de pressão e tontura, quadro que pode envolver riscos para a saúde. Apesar do susto, Marina já se recuperou e segue cumprindo normalmente sua agenda.
Em entrevista à CARAS Brasil, o neurologista Saulo Nader explicou que o episódio pode ser classificado como lipotimia, condição em que a pressão arterial baixa provoca sintomas incômodos como tontura e sensação de quase desmaio. “Quando tem uma queda de pressão sintomática, a pressão está baixa e dá sintomas de tontura, que chamamos de quase desmaio, sensação de mal-estar, moleza. Uma sensação bem incômoda”, afirma o especialista.
O médico alerta para possíveis complicações que exigem atenção. A principal delas é a síncope, que ocorre quando a pressão cai a ponto de o cérebro “desligar” momentaneamente. “Pode levar a lesões pela queda, a pessoa despenca e perde a consciência. Essa queda pode ser muito ruim, fraturar um membro ou bater a cabeça”, explica Nader.
Além disso, o neurologista reforça a importância de investigar se a queda de pressão não está associada a problemas cardíacos. “Uma das causas, não das mais comuns, são as causas cardiogênicas, problemas cardíacos mais graves gerando essa queda de pressão. Sempre que há a lipotimia, é necessário descartar causas cardíacas”, orienta.
Quais são os principais sintomas da queda de pressão?
Especialistas listam os sinais mais comuns da queda de pressão, que incluem:
-
Moleza;
-
Fraqueza;
-
Mal-estar;
-
Tontura;
-
Sensação de quase desmaio;
-
Escurecimento da visão;
-
Sensação estranha na cabeça;
-
Em casos raros, náusea ou enjoo.
Quem é Marina Silva?
Natural de Rio Branco, no Acre, Marina Silva é historiadora, professora, psicopedagoga, ambientalista e política. Ela iniciou sua trajetória política em 1986, disputando uma vaga na Câmara dos Deputados. Atualmente, Marina é filiada à Rede Sustentabilidade e ocupa o cargo de ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, função que também exerceu entre 2003 e 2008.